"A TECNOLOGIA SOZINHA NÃO VAI MELHORAR A EDUCAÇÃO, MAS PODE SER UMA PARTE PODEROSA DA SOLUÇÃO." SUNDAR PICHAI , CEO, GOOGLE

Anglo Morumbi - ESCOLA REFERÊNCIA GOOGLE.

O Programa Escola de Referência Google é uma certificação que reconhece instituições de ensino que desenvolvem soluções inovadoras utilizando as ferramentas educacionais da plataforma Google for Education, aliadas a um corpo docente capacitado e uma estrutura tecnológica de alto nível.

Em São Paulo, apenas, seis escolas são certificadas. Inovação é um dos pilares do Anglo Morumbi. Desse modo, buscamos manter toda a nossa escola atualizada na esfera da tecnologia educacional, fornecendo formação continuada aos professores por meio de oficinas, grupo de alunos tutores de tecnologia e exposição de projetos em eventos externos de boas práticas. Por meio da tecnologia, é possível tornar o ensino e a aprendizagem muito mais atraentes, colaborativos e eficazes, possibilitando ao aluno recursos para resolver problemas, exercer protagonismo, autoria e interagir com toda a comunidade escolar.

E de que maneiras a plataforma Google for Education gera todo esse impacto na rotina de escolar de alunos e professores? Confira abaixo as potencialidades de algumas dessas ferramentas tecnológicas:

• Google Classroom: Principal canal de interação entre professor e alunos, onde são postadas tarefas, atividades avaliativas, slides e gravações de aulas anteriores, textos e vídeos para uma aula invertida e aberto a comunicação por meio de mensagens em um mural ou comentários particulares.

• Google Meet: Ferramenta que permite a realização de uma aula, plantão de dúvidas ou até uma reunião de pais, estando cada participante em qualquer lugar. Aulas síncronas acontecem com bastante interação dos alunos via o chat da ferramenta ou usando o microfone do dispositivo. Todos esses momentos podem ser gravados para que o aluno possa revisar o conteúdo quando for mais oportuno.

• Google Formulários: Um recurso já usado há anos em nossa instituição, visando uma quebra de paradigma a respeito dos processos avaliativos nos seguintes aspectos:

1. Essa ferramenta permite que avaliações sejam corrigidas automaticamente, otimizando tempo de professores e alunos;

2. É possível inserir vídeos e imagens às questões, ampliando a capacidade de contextualização sobre o assunto abordado;

3. Uma avaliação realizada no computador ou celular, insere o estudante em um ambiente para ele familiar, deixando-o mais a vontade e confiante, melhorando assim o seu desempenho na avaliação;

4. Fator sustentável, onde observamos uma redução expressiva de impressão de atividades.

• Google Expedições: Já pensou em levar os alunos para conhecer o museu do Louvre, sem sair do espaço da escola? Ou permitir que eles observem a anatomia interna do corpo humano, dentro da sala de aula? Ou ainda, mostrar as técnicas agrícolas da região do Delta do Nilo durante o Egito Antigo? Essas, e mais de 900 expedições, estão presentes na galeria do Google Expedições, uma ferramenta que utiliza a realidade virtual e realidade aumentada e aplicamos em sala de aula, para agregar nos estudos sobre assuntos muitas vezes abstratos.

• Google Maps e Google Earth: Muitas pessoas já usam o Google Maps como seu GPS pessoal, para se deslocar dentro da cidade. Mas ela possui um grande potencial no âmbito escolar, usando o recurso "Street view". Estudos sobre processos de urbanização podem ser explorados na disciplina de Geografia. Alterações do espaço físico de um lugar nos últimos 10 anos, podem ser investigados durante uma aula de História. Um passeio virtual por uma região da cidade, pode deixar em evidência aspectos sociais e econômicos daquela população, que muitas vezes passa despercebido no "mundo real". Viaje pela sua cidade ou até o outro lado do mundo, conhecendo e descobrindo lugares novos sem sair de casa

Faça um Tour Virtual
por Nossa Escola