O Programa Escolas de Referência Google é uma certificação que reconhece instituições de ensino as quais desenvolvem soluções inovadoras, utilizando as ferramentas educacionais da plataforma G Suite for Education, aliadas a um corpo docente capacitado e uma estrutura tecnológica de alto nível. Em 2017, recebemos esse título, quando, no Brasil, somente outras seis escolas possuíam o mesmo selo do Google.

Inovação é um dos pilares do Anglo Morumbi. Desse modo, buscamos manter toda a nossa escola atualizada na esfera da tecnologia educacional, fornecendo formação continuada aos professores por meio de oficinas, grupo de alunos tutores de tecnologia e exposição de projetos em eventos externos de boas práticas. Por meio da tecnologia, é possível tornar o ensino e a aprendizagem muito mais atraentes, colaborativos e eficazes, possibilitando ao aluno recursos para resolver problemas, exercer protagonismo, autoria e interagir com toda a comunidade escolar.

E de que maneiras a plataforma do G Suite for Education gera todo esse impacto na rotina escolar de alunos e de professores? Confira abaixo as potencialidades de algumas dessas ferramentas tecnológicas:

• Google Sala de Aula: principal canal de interação entre professores e alunos, onde são postadas tarefas, atividades avaliativas, apresentações, textos e vídeos para uma sala de aula invertida e aberto a comunicação por meio de mensagens em um mural ou em comentários particulares.
  • Google Meet: ferramenta que permite a realização de uma aula, plantão de dúvidas ou, até mesmo, uma reunião de pais, estando cada participante em qualquer lugar. Inclusive, aulas síncronas também acontecem com bastante interação dos alunos por meio do chat da ferramenta, da aplicação de enquetes e até de questionários ou ainda por meio do microfone do dispositivo.
  • Google Formulários: um recurso já usado, há anos, em nossa instituição, visando a uma quebra de paradigma a respeito dos processos avaliativos nos seguintes aspectos:
  • Essa ferramenta permite que avaliações sejam corrigidas automaticamente, otimizando tempo de professores e de alunos;
    • É possível inserir vídeos e imagens nas questões, ampliando a capacidade de contextualização sobre o assunto abordado;
    • Uma avaliação realizada, no computador ou no celular, insere o estudante em um ambiente para ele familiar, deixando-o mais à vontade e confiante, melhorando, assim, o seu desempenho na avaliação;
    • Fator sustentável, onde observamos uma redução expressiva de impressão de atividades;
    • Cada formulário aplicado gera um relatório completo para o professor com gráficos e com dados, permitindo uma avaliação individual de cada aluno ou como de toda uma sala.
    • Google Maps e Google Earth: muitas pessoas já usam o Google Maps como seu GPS pessoal, para se deslocar dentro da cidade. Mas, ela possui grande potencial no âmbito escolar, usando o recurso "Street View". Estudos sobre processos de urbanização podem ser explorados na disciplina de Geografia. Alterações do espaço físico de um lugar nos últimos 10 anos, podem ser investigadas durante uma aula de História. Um passeio virtual, por uma região da cidade, pode deixar em evidência, aspectos sociais e econômicos daquela população, que, muitas vezes, passa despercebido no "mundo real". Viaje pela sua cidade ou até o outro lado do mundo, conhecendo e descobrindo lugares novos sem sair de casa.
    • Google Fotos: ferramenta já é bastante explorada fora do ambiente escolar. Ela traz a praticidade de compartilhamento de fotos, de vídeos, de animações e de álbuns através de um simples link, onde a escola pode, por exemplo, manter as famílias atualizadas sobre como está o passeio dos alunos em uma saída pedagógica.
    • Jamboard: lousa digital interativa e compartilhável, onde o educador pode compartilhar com os alunos o conteúdo de forma prática e simples, seja apenas para consulta ou para que todos possam juntos construir uma atividade colaborativa.

Faça um Tour Virtual
por Nossa Escola