Aprender inglês ainda na infância amplia possibilidades e traz benefícios para a vida toda Com parceria da Cultura Inglesa, Colégio Anglo Morumbi potencializa segundo idioma já na Educação Infantil, com brincadeiras e contação de histórias Neste mundo globalizado, a proficiência em inglês é quase uma obrigação.
Sabendo disso, e consciente de que um dos momentos importantes para a aprendizagem de idiomas é a primeira infância, o Colégio Anglo Morumbi, referência em Educação Básica no Brasil, oferece aos alunos da Educação Infantil aulas de inglês em parceria com a renomada rede de ensino do idioma Cultura Inglesa. Aproveitar esta etapa para introduzir uma segunda língua na vida do indivíduo pode trazer vantagens para toda a vida. Há pesquisas no campo da neurociência que comprovam os benefícios do aprendizado de línguas e outros campos do saber na primeira infância.
As conexões neurais de crianças que aprendem mais de uma língua na infância, por exemplo, são bem maiores do que as conexões neurais de uma criança que aprende apenas a sua língua mãe. Um mito entre os pais que precisa ser derrubado, no entanto, é o de que aprender uma segunda língua na primeira infância prejudica o desempenho em português. "Muitos perguntam sobre isso e a resposta é não. Quando a criança começa a aprender um idioma cedo, ela cria um repertório cultural e linguístico maior. Esse processo de aprendizagem é longo e, quando começa na primeira infância, permite que essa base cultural seja cada vez mais sólida e auxilie no desenvolvimento como um todo", afirma Thelma Gouvêa, assessora educacional da Cultura Inglesa.
As aulas de inglês para os pequenos no Colégio Anglo Morumbi são pautadas pelas experiências de socialização. Isso acontece com o uso de ferramentas como contação de histórias, músicas e atividades lúdicas. Assim, cantar, brincar e interagir com os colegas passa a ser natural também na língua inglesa. "A ideia é associar o ensino do idioma a atividades que engajam as crianças em sala de aula, sobretudo aqueles de caráter cultural. Essa abordagem bilíngue estimula a fluência sobre a segunda língua de forma natural e espontânea, acelerando o processo de aprendizagem desses alunos", completa Giovanni Peduto, Head de Parcerias Educacionais da Cultura Inglesa.