Valorização da Cultura Africana Através de Jogos Matemáticos
26 de Outubro, 2023
Integração entre as Disciplinas de Matemática e Maker
No contexto da disciplina de Matemática, os alunos do 5º ano embarcaram em uma emocionante jornada de aprendizado que não apenas fortaleceu seus conhecimentos matemáticos, mas também os conectou a uma rica herança cultural africana.O projeto, focado na valorização da Cultura Africana, buscava promover o entendimento da diversidade cultural enquanto explorava conceitos matemáticos de maneira lúdica, prática e envolvente.
Para dar início ao projeto, a turma foi dividida em grupos, cada um com a tarefa de pesquisar e confeccionar um jogo africano tradicional. Essa abordagem não apenas estimulou a pesquisa e a sinergia, mas também incentivou os alunos a se aprofundarem na história e nos valores culturais das diferentes regiões do continente africano.
Nas aulas da disciplina Maker, os alunos confeccionaram os tabuleiros e demais peças dos jogos como o "Mancala", popular em várias partes da África, e o "Senet", um antigo jogo de tabuleiro praticado no Egito antigo.
A construção dos tabuleiros foi realizada através da Máquina de Corte a laser, presente na Sala Maker, e para isso os alunos tiveram de realizar inicialmente os desenhos digitais para o corte posterior na máquina. Essa tarefa envolve algumas etapas, como a criação de um arquivo compartilhado entre os membros do grupo, algo que é comum em ambientes profissionais e que facilita o acesso quando se trabalha em equipe. Esse processo possibilitou a confecção dos desenhos digitais e a interação entre as equipes, como também a divisão das demais tarefas relacionadas ao projeto.
Para a confecção dos desenhos dos tabuleiros, os alunos perceberam o uso prático daquilo que aprenderam em matemática, pois tiveram de trabalhar com construções geométricas para obter o desenho dos tabuleiros. Os grupos que trabalharam com o jogo Shishima, por exemplo, perceberam que a geometria e a matemática se complementam, pois seu tabuleiro era uma figura octogonal, e para que obtivessem esse desenho perceberam que, criando dois quadrados e rotacionando um deles a 45 graus, alcançariam seu objetivo.
No processo de confeccionar os jogos, os alunos não só aprenderam sobre a história e os aspectos culturais relacionados a cada um deles, como também compreenderam os princípios matemáticos subjacentes. Perceberam como a contagem de peças, o movimento estratégico e a geometria estavam presentes nos jogos tradicionais africanos. Isso permitiu uma conexão mais profunda entre os conceitos abstratos de matemática e sua aplicação prática.
Depois de construírem os jogos, todos mergulharam na experiência de jogá-los. Cada grupo foi encorajado a dominar as regras do seu jogo escolhido, por meio da prática e aprimoramento das habilidades.
Este projeto possibilitou também a colaboração e a troca de conhecimento entre os grupos. Cada equipe se tornou especialista em seu próprio jogo e compartilhou seu conhecimento com os demais.
Essa abordagem incentivou a comunicação e a interação entre os alunos e também reforçou a ideia de que a aprendizagem pode ser uma experiência compartilhada e enriquecedora.
Ao ensinarem os jogos aos demais, os alunos não apenas transmitiram o conhecimento adquirido, mas também promoveram a conscientização sobre a riqueza e a diversidade da cultura africana.O projeto "Valorização da Cultura Africana através de jogos" foi muito mais do que uma experiência educacional interdisciplinar. Os alunos embarcaram em uma jornada que uniu história, matemática, criatividade, inovação, colaboração e respeito cultural. Expandiram seus horizontes e internalizaram a importância de abraçar e celebrar as diferentes culturas que enriquecem nosso mundo.
Professores responsáveis: Patrícia Pereira, Juliana Serrano e Adilson Brito