Uma imagem vale mais do que mil palavras
30 de Agosto, 2023
Certamente você já deve ter ouvido essa frase e a materializa no seu cotidiano. Quem já não usou o desenho de um coração para expressar amor, carinho, afeto por algo ou alguém? As imagens, expressas de diferentes formas (fotos, desenhos, arte visual, etc.), estimulam a curiosidade, instigam a interpretação e fomentam a linguagem. Assim, tornam-se ferramentas indispensáveis no processo de ensino-aprendizagem. Mas, e quando imagem e texto se unem como ocorre nos gibis? Ah! É o combo perfeito! Sobretudo na fase de alfabetização.
Gazy Andraus¹, em seu artigo: "Atualizando a educação: as histórias em quadrinhos e a importância das imagens para um equilíbrio sistêmico dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro" (2010), defende que, a partir do avanço dos estudos da neurociência e da constatação de que o lado direito do cérebro é criativo, sistêmico, intuitivo e imagético e o lado esquerdo é racional, linear e fragmentado, as histórias em quadrinhos (HQ’s), popularmente conhecidas como gibis, apresentam-se como uma ferramenta educacional espetacular, uma vez que aglutina, de uma só vez, a linguagem escrita e a linguagem imagética mediada pela ludicidade, o que torna o processo de aprendizagem mais prazeroso e, por isso, mais significativo.Por se tratar de uma linguagem simples e rápida, agrada aos que são letrados e os que estão ainda no processo de consolidação da alfabetização. Além disso, para que a alfabetização seja eficaz, ela precisa de muito material concreto. Nas HQs, os recursos de imagens, sons, expressões das personagens são aliados nesta fase. Utilizar os gibis, estimulam a curiosidade de saber o que está escrito nos balões, uma vez que as figuras nos dão uma ideia do que está acontecendo na história.
No processo educacional, o professor(a) encontra nas HQ’s, em especial nos gibis, várias possibilidades de usufruto: para ilustrar uma ideia, para introduzir uma temática, para aprofundar um conceito já trabalhado, para gerar um debate a respeito de um assunto, como uma forma lúdica na abordagem de um tema complexo… Além de ser um excelente aliado no incentivo à leitura.
Aqui no Anglo Morumbi os gibis estão sempre presentes no trabalho pedagógico, independente de ser em modo digital ou físico, pois torna-se material didático indispensável, tanto na sala de aula quanto para além dela. É facilitador e enriquecedor no processo de aprendizagem quando os alunos mantêm contato com esses recursos em outros ambientes que não só a sala de aula. Quanto maior o estímulo ao letramento, mais significativa e consolidada se torna a aprendizagem.