Sala Google e os espaços escolares como ambientes de aprendizagem

22 de Setembro, 2023

Quando voltamos à história da educação e pensamos na organização de espaços escolares de aprendizagem percebemos que quase na sua totalidade esses espaços se resumiam a salas de aula com carteiras enfileiradas.

Já há algum tempo, entendemos que outros espaços escolares podem promover e revelar métodos mais dinâmicos de aprendizagem. De acordo com CAROLYN, 1999, o ambiente é visto como algo que educa a criança - um "terceiro" educador - junto com os professores.

Foi fazendo essa reflexão com a equipe docente e agregando o papel cada vez mais relevante que a tecnologia desempenha no processo de aprendizagem como mola propulsora para a busca do conhecimento, o compartilhamento e colaboração que desenhamos a Sala Google no Colégio Anglo Morumbi. Se você não a conhece, continue lendo esta publicação para descobrir como ela é importante no desenvolvimento escolar dos alunos.

A Sala Google foge do padrão das salas de aula tradicionais com mesas e carteiras enfileiradas e lousa do professor. Ao entrar na sala, é possível perceber que sua arquitetura e disposição dos objetos e equipamentos favorecem a interação entre os alunos, promovem atividades colaborativas e despertam a criatividade.

"Para nós, a Sala Google do Colégio Anglo Morumbi tem como foco proporcionar aos alunos e professores ainda mais possibilidades de aprendizado e colaboração", comentou Dayana Cristiny, supervisora de tecnologia educacional e coordenadora do Programa Aluno Tutor Google for Education do Colégio Anglo Morumbi.

O trabalho em grupo em ambientes como esse favorece o desenvolvimento dos alunos para o convívio social e para o aprendizado de habilidades importantes para o futuro dos estudantes, como, por exemplo, saber ouvir as ideias e opiniões dos colegas, criar sinergia, usar ferramentas de colaboração, nas quais todos do grupo elaboram um texto, um projeto ou algo proposto para o grupo. O período entre os primeiros anos escolares até a formação acadêmica, em média, leva 13 anos. Se pensarmos em um país como o Brasil, onde a expectativa de vida é de 76 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao ano de 2021, podemos considerar que o período de formação é curto e muito importante desde os primeiros anos de vida.

"Considerar este nível de aprendizado para as crianças possui um impacto direto na formação dos adultos que serão médicos, engenheiros, cientistas, professores, pesquisadores e tantas outras profissões", complementa Dayana.

A sala Google, no Colégio Anglo Morumbi, tem um papel fundamental! Neste espaço é possível realizar as atividades aqui já mencionadas e desfrutar das ferramentas disponibilizadas pelo Google for Education, os alunos poderão realizar pesquisas, elaborar ou estruturar um novo projeto colaborativo ou até mesmo desenvolver habilidades digitais. Além disso, o programa Aluno Tutor do Google for Education permite que os alunos possam criar e colaborar entre si e com os professores em suas atividades de aprendizagem.

As formações de professores com as ferramentas Google for Education também são realizadas na Sala Google, proporcionando um espaço adequado para o desenvolvimento das habilidades tecnológicas dos educadores. Além disso, a Sala Google é o ambiente ideal para oferecer uma eletiva de cidadania digital para os alunos do ensino médio. Com o acesso à internet e às ferramentas do Google, os alunos podem aprender sobre segurança online, privacidade e ética na internet de maneira prática e interativa.

Em síntese, a Sala Google é um espaço fundamental para a realização dessas atividades na escola, possibilitando que os alunos desenvolvam suas competências digitais, colaborem entre si e com os professores, e se preparem de maneira adequada para a era digital.