Saída pedagógica pode contribuir para um aprendizado significativo?
06 de Outubro, 2022
Durante a fase escolar, os alunos estão inseridos em um ambiente de descobertas contínuas, seja na escola ou em casa. Mas engana-se quem pensa que somente nestes dois ambientes, familiar e educacional, os alunos aprendem. As descobertas e as constatações de algo em que só se conhecia na teoria estão presentes nas saídas pedagógicas promovidas pelo Anglo Morumbi, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Rubem Alves disse, certa vez, que "todo saber deve ser saboroso". Ele tem toda razão. Afinal, quando o aluno absorve o conteúdo por meio de metodologias mais leves e divertidas, com toda certeza, a assimilação será muito mais profunda. Nesse sentido, a saída pedagógica é desenvolvida, justamente, com a missão de proporcionar um ensino mais prático e também mais saboroso.Aqui no Colégio Anglo Morumbi acreditamos que a saída pedagógica, além de proporcionar o conhecimento mais abrangente em relação ao conteúdo, é reconhecida por impactar de forma positiva os alunos nos seguintes aspectos:
- Empatia;
- Observação;
- Quebra de preconceitos;
- Assimilação mais concreta do mundo;
- Promove o senso crítico;
- Aumenta a participação do aluno;
- União do aprendizado com diversão;
- Aprendizado interdisciplinar;
- Autoconhecimento e independência;
- Melhora as relações sociais.
Para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, acreditamos que toda aprendizagem deve ter sentido e significado e no EFAF - Ensino Fundamental Anos Finais, proporcionamos neste ano para aos alunos dos 6ºs e 7ºs anos uma saída pedagógica para o Sítio do Carroção.
Esses momentos não são apenas passeios movidos à diversão, mas, sim, valiosas oportunidades de promover o aprendizado além dos muros da escola, permitindo que as crianças e os jovens levantem hipóteses, descubram novos conhecimentos e vivenciem na prática o que aprenderam na escola.
Essa extensão da sala de aula em diferentes locais e contextos culturais é excelente para estimular ainda mais o espírito coletivo e a colaboração entre alunos e educadores. As saídas e viagens pedagógicas geram bastantes expectativas nos estudantes e os estimulam a manter um olhar crítico sobre o que se está pesquisando, conhecendo ou apenas evidenciando.