Quais os impactos do isolamento social na saúde mental de nossas crianças?

09 de Dezembro, 2021

A pandemia da Covid-19 mudou a vida das crianças e suas famílias em todo o mundo. Com a suspensão das aulas presenciais imposta pelos órgãos públicos para conter a disseminação do vírus, foi necessário fechar as escolas e manter o isolamento social de nossas crianças. Após quase dois anos deste cenário, cresce uma geração de crianças que precisará se adaptar às causas desta falta de convívio e troca afetiva. Sem ir à escola e sem poder brincar com colegas, crianças perderam a socialização e sentiram os impactos na educação. A ausência de atividades coletivas representa uma grande perda no desenvolvimento e na aprendizagem na infância. Tão importante quanto a aprendizagem dos símbolos da nossa língua e a alfabetização da criança, a brincadeira é essencial para a criança explorar o mundo e vivenciar situações importantíssimas para a vida adulta. A prática de exercer o respeito, de dividir a frustração e exercer a confiança foram processos retirados das crianças durante o isolamento social. Percebeu-se um número significativo de crianças com distúrbios psicológicos como depressão, ansiedade, problemas de sono, enurese e irritabilidade. Com o retorno das aulas 100% presenciais, escola e família devem ficar atentos aos impactos que este momento pode ter causado em nossas crianças.

Devemos ficar alerta à alteração de comportamento de nossas crianças e ajudá-los no reconhecimento das próprias emoções, bem como a maneira de lidar com os sentimentos. Neste contexto, deve se atentar para 3 grandes pilares: Desenvolvimento Emocional Crianças passaram por muitos processos de perda, perderam familiares, liberdade e rotina. Desenvolver atividades que possibilitem a livre expressão dos alunos. Criar uma rotina flexível com foco na retomada das habilidades. Explorar os espaços disponíveis da escola, permitindo o movimento e criações de cenários. Reforçar os vínculos com os colegas e conectar afetivamente com a criança e família. Desenvolvimento Cognitivo As aulas online aconteceram de forma eficaz em nossa escola, porém habilidades que necessitam da intervenção diária dos professores deverão receber atenção especial. É recomendado que se faça atividades de sondagem para identificar as lacunas de aprendizagem e posteriormente criar estratégias que busquem saná-las. O olhar atento do educador neste sentido é fundamental.
Desenvolvimento da Independência Retomar hábitos já adquiridos podem representar um grande desafio, uma vez que a rotina de casa difere da escola. Organizar os materiais, retomar o uso do caderno, fazer lições de casa são exemplos de hábitos que precisaram ser retomados, atividades diferenciadas e horários podem ser disponibilizados aos alunos. O período de adaptação será um momento para os "velhos hábitos". Escola e famílias deverão estar unidas, em parceria, para que juntos possamos atender às necessidades com eficácia na retomada das aulas presenciais.

Por Telma de Souza e Luciana Genaro