Projeto Travessia

23 de Novembro, 2022

O Colégio Anglo Morumbi entende que a passagem do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental é um momento ímpar na vida dos educandos, pois é o período de mudança no seu desenvolvimento. É marcado por uma passagem da infância para a adolescência e de alterações físicas, biológicas, cognitivas e emocionais.

Atentos a essas mudanças, o Colégio Anglo Morumbi promoveu em setembro/2022 o Projeto Travessia. Trata-se de um encontro entre coordenadores do Ensino Fundamental - Séries Iniciais e Finais com as famílias dos alunos do 5º ano, cuja finalidade é esclarecer aos pais algumas mudanças relacionadas à rotina, disciplinas abordadas, cronogramas, horários de aulas, entre outros assuntos considerados pertinentes ao novo ciclo de ensino na escola.

Além disso, no mês de novembro, estes alunos do Colégio Anglo Morumbi terão uma vivência no 6º ano onde terão a oportunidade de assistir às aulas no colégio com os novos professores e realizar atividades dinâmicas para que se sintam motivados a quebrar alguns paradigmas, enxergando essa passagem como um processo natural e positivo.

Espera-se que as competências desenvolvidas até o momento na escola, sejam colocadas em prática nas séries finais, por meio de atitudes e habilidades como controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.

A preocupação com o desenvolvimento dessas características nos alunos sempre foi objetivo das séries iniciais e precisa ser entendida como um processo de formação integral na escola, que não se restringe à transmissão de conteúdos. Isso não significa deixar de lado o grupo de competências conhecidas como cognitivas (interpretar, refletir, pensar abstratamente, generalizar aprendizados), até porque elas estão relacionadas estreitamente com as socioemocionais. Pesquisas revelam que alunos que têm competências socioemocionais mais desenvolvidas na escola apresentam maior facilidade de aprender os conteúdos acadêmicos.

Toda equipe pedagógica do Colégio Anglo Morumbi está preparada para auxiliar os alunos durante essa Travessia e à disposição para que o início desse novo ciclo seja repleto de alegrias e conquistas.

Juliana Serrano é professora do 5º ano no Colégio Anglo Morumbi.