Projeto teatral "Malba Tahan: O homem que calculava", integração entre as disciplinas de Matemática e Produção de textos

12 de Julho, 2023

O ensino por meio de um Projeto Interdisciplinar é uma metodologia ativa que proporciona aos alunos integração, produção criativa, repertório e mobilização de conhecimentos. Com o objetivo de proporcionar uma experiência significativa para que os estudantes pudessem relacionar os conceitos trabalhados nas disciplinas de Matemática e Produção de Textos, as professoras propuseram atividades de leitura de contos, elaboração de roteiro teatral e adaptação do livro "O homem que calculava", de Malba Tahan, para apresentação de uma peça de teatro.

O curso de Matemática para o nono ano é uma importante etapa na formação acadêmica dos alunos, pois é nesse momento em que estão prontos para avançar além dos conceitos básicos e se envolver em desafios mais complexos. Para ajudar nesse processo, o livro "O homem que calculava" foi escolhido como recurso pedagógico.

Por meio das aventuras do calculista, o livro aborda diversos temas matemáticos, como aritmética, álgebra, geometria e teoria dos números. O autor apresenta os conceitos de forma lúdica e envolvente, tornando a leitura do livro uma experiência divertida e estimulante para os leitores, os quais são expostos a problemas matemáticos interessantes e são encorajados a desenvolver habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de explorar a matemática de uma maneira diferente com as histórias e desafios enfrentados pelo personagem principal.

O livro também serve como uma ponte entre a Matemática e outras disciplinas, estimulando uma abordagem interdisciplinar para os alunos explorarem conexões entre as ciências exatas e humanas, uma vez que a narrativa traz também história, cultura e até mesmo, filosofia.

Desse modo, foi possível agregá-lo também aos conteúdos da disciplina de Produção de textos. A leitura do livro proporciona uma série de benefícios nessa área, contribuindo para o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita dos estudantes. Ao explorar a narrativa de Malba Tahan, entraram em contato com a rica variedade de estilos, técnicas de narrativas literárias, descrições e caracterizações de personagens. No dia das apresentações, os alunos encenaram as peças para alunos de outras turmas no espaço da Sala Google.

O trabalho com o livro serviu de inspiração para que os alunos desenvolvessem sua própria criatividade na escrita e, assim, elaborassem um roteiro de teatro baseado nos contos lidos.

Além disso, o contexto histórico-cultural presente na obra também pôde ser explorado nas aulas de Produção de texto. Os alunos foram incentivados a pesquisarem sobre a história e a cultura persas, bem como a refletir sobre as lições morais e filosóficas apresentadas na narrativa.

Esses elementos foram a inspiração e material para que os estudantes trabalhassem em grupos e desenvolvessem as adaptações dos contos para textos teatrais.

Cabe ressaltar que esse projeto interdisciplinar fortaleceu o diálogo entre os saberes de leitura, escrita e base matemática e consolidou o processo de formação das docentes e discentes envolvidas:

Seguem alguns comentários sobre a perspectiva dos próprios estudantes em relação os trabalhos realizados nesse projeto:

"O roteiro do trabalho ficou muito bom e organizado, facilitando as outras pessoas de acharem suas falas."

"Gostei muito da criatividade dos figurinos; e da forma em que as pessoas entraram no personagem."

"Muitos trabalhos foram bem planejados e bem executados."

"Nós nos divertimos muito, porque ficamos discutindo sobre as falas. Durante os ensaios, rimos e aprendemos a trabalhar em grupo, a nos organizar, a ter responsabilidade e maturidade para nos apresentar na frente de todos."

"Foi bom trabalhar com os amigos em uma coisa totalmente nova (nunca tínhamos feito uma peça de teatro na escola)." "Uma proposta de trabalho bem diferente."

"O trabalho foi muito bem organizado."

"Foi bom porque é algo diferente e divertido."

"A sala google foi um ótimo ambiente para essa apresentação."

"Trabalho bem descontraído" "Foi uma forma de treinar para o tcc no fim do ano."

"Foi divertido fazer" "Foi legal trabalhar em grupo"

"Gostamos muito da integração das salas"

"Um trabalho diferente que exercitou a nossa criatividade"

"Ajudou na melhora da oratória" "Incentivo à cooperação"

"Conhecimento sobre construção de uma peça de teatro"

"Aprender matemática de um modo diferente"

"Grupos fizeram bons roteiros e as apresentações bem caracterizadas"

"Estamos orgulhosos de nós mesmos e achamos que fizemos um bom trabalho, mesmo com vergonha de apresentar para a plateia e nunca ter feito algo parecido antes!"