Projeto Eleitor do Futuro: exercendo a cidadania

29 de Novembro, 2023

O projeto Eleitor do Futuro - Exercendo a cidadania, realizado com os alunos do 5º ano, foi uma iniciativa educacional enriquecedora que visava promover o entendimento das diversas formas de governo, com foco na democracia representativa brasileira.

Durante o projeto, os estudantes absorveram conhecimentos fundamentais sobre o sufrágio, compreendendo que os cidadãos desempenham um papel fundamental no processo democrático. Perceberam a importância de colaborar e tomar atitudes que contribuam para uma convivência harmoniosa com outros indivíduos, reconhecendo assim a essência da democracia

Um ponto crucial do projeto foi o estudo da divisão dos poderes no Brasil e a análise crítica do passado, quando a Constituição de 1824 excluía muitos brasileiros do direito ao voto. Os alunos acompanharam a evolução histórica do país até a implantação da República em 1889, que trouxe consigo a promulgação de novas leis e mudanças significativas na estrutura governamental. Aprenderam que essa Constituição ainda está em vigor e garantiu a todos os cidadãos o direito ao voto.

A partir desse sólido conhecimento, os alunos foram convidados a vivenciar a democracia de forma prática. Em cada classe, foram formados de 4 a 5 grupos e cada um deles escolheu um problema real da cidade de São Paulo para abordar. Em seguida, foram orientados a discutir soluções e se prepararem para apresentar propostas construtivas aos demais colegas em um momento posterior.

Um aluno de cada grupo se candidatou a prefeito e, juntamente com sua equipe, escolheu números e nomes para seus partidos fictícios, preparou suas propostas e as apresentou com entusiasmo.

Na semana seguinte, os estudantes tiveram a oportunidade de experimentar a democracia na prática. Munidos de um título de eleitor simbólico, cada um deles teve o privilégio de votar em um representante de sua escolha usando uma urna eletrônica simulada. Esse momento foi profundamente emocionante para todos os envolvidos, que puderam sentir na pele o poder e a responsabilidade de participar de um processo democrático e tomar decisões que afetam sua comunidade.

Esse projeto não apenas capacitou os alunos com conhecimento sobre os princípios da democracia, mas também possibilitou que se envolvessem ativamente no processo democrático, demonstrando a importância do engajamento cívico desde a tenra idade. Além disso, promoveu valores essenciais de respeito, escuta empática, colaboração e responsabilidade cidadã, preparando os alunos para serem membros conscientes e ativos da sociedade no futuro.