Programa Aluno Tutor de Tecnologia

21 de Junho, 2021

Nos dias de hoje, possuir o conhecimento de ferramentas digitais e saber aplicá-las é uma habilidade exigida em diversas áreas do nosso cotidiano. Com as aulas em formato remoto, essas ferramentas ganharam espaço e relevância nas escolas, atingindo todo o corpo docente e discente. O Colégio Anglo Morumbi tem como uma das bases de novidades da sua proposta pedagógica o pilar da inovação, procurando sempre novos projetos para acompanhar o que constantemente surge na área de tecnologia e de metodologias ativas.

Um exemplo de projeto é o Programa Aluno Tutor de Tecnologia, que nos últimos anos vem desenvolvendo cada vez mais atividades com a comunidade escolar. Mas o que é o Programa Aluno Tutor?

Esse projeto tem o objetivo de instigar os alunos a aprofundar o domínio das ferramentas Google e de outras plataformas digitais e de formar tutores para auxiliar outros colegas e professores para o uso das ferramentas, o que também os auxilia em seu processo de aprendizagem; afinal, quanto mais ensinamos, mais aprendemos. Outro ponto trabalhado com os tutores é o de reforçar a importância do uso seguro e consciente da internet, por meio da educação midiática. Durante o programa, os alunos têm a oportunidade de realizar diversas tarefas e desafios em equipe, favorecendo a cultura de compartilhamento e colaboração com seus colegas.

Em um momento tão repleto de fake news e desinformação, há fatores cruciais para a segurança dos indivíduos nas redes sociais, um dos quais denominado como letramento digital, que empodera o cidadão a ter autonomia diante de variadas situações. Por intermédio de um repertório que estimula o pensamento crítico, desenvolvido na educação midiática, permite ao aluno perceber e diferenciar as informações relevantes ao navegar na web. Gostaríamos de apresentar o depoimento de uma aluna do Colégio Anglo Morumbi quanto à experiência no Ciclo 1 do programa:

"Meu nome é Nicole Huemer, tenho 15 anos e estou no colégio há 4 anos, e desde que entrei no Anglo Morumbi, que é uma escola de referência Google, fui apresentada a praticamente um novo mundo, o das Ferramentas Google, as quais atendem as demandas da rotina escolar, além de terem funções compartilháveis ( Google Sala de Aula, Google Drive, Google Documentos, Google Planilhas, Google Apresentações, Google Hangouts, entre outros). Dessa forma, me inseri aos poucos nesta proposta, que me ensinou e ensina até hoje. Logo, posso afirmar que o Colégio Anglo Morumbi é extremamente inovador e sempre busca formas de proporcionar um ambiente que desperte nos alunos um maior interesse pelas plataformas digitais, o que contribui no processo de aprendizagem dos alunos. Eu, como aluna posso dizer que sinto muito orgulho de estar participando do Programa Aluno Tutor, pois desde o início, o projeto me auxiliou muito a aprender novas práticas e habilidades das Ferramentas do Google, em especial o Google Sites, um recurso que eu possuía muito interesse, e que com o projeto obtive domínio, e até mesmo auxiliei professores, amigos e famílias a montar sites. Portanto, eu gostaria de agradecer ao Colégio Anglo Morumbi por proporcionar estas experiências e aprendizados tão necessários, não só para o cotidiano escolar, mas também para a vida."

Depoimento do professor de Biologia do ensino médio, ao final da experiência com a aluna tutora durante o ano passado:

"O programa do aluno tutor é uma iniciativa incrível que trabalha o protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. O apoio que recebemos da Nick foi incrível, pois nos sentimos amparados havendo ou não a necessidade de auxílio. Uma grande parceira em todo processo! Quem sabe conseguimos mais tempo em 2021 para fortalecermos ainda mais essa parceria. Um exemplo de estudante, mas acima de tudo, um exemplo de ser humano!".

Esse projeto tem transformado a cultura da instituição, impulsionando e fortalecendo alunos e professores a fazerem o uso das tecnologias não como fim, mas como meio, entendendo cada vez mais a importância do humano e das relações estabelecidas na escola.

Escrito por Pedro Paulo Cardoso da Rosa - Tecnologia Educacional