Pioneiro no país, Anglo Morumbi recebe nova certificação do programa ‘Líder em Mim’

22 de Outubro, 2021

Colégio recebeu a visita de representantes da organização Franklin Covey, que ratificaram novamente a certificação da instituição no programa de liderança e desenvolvimento socioemocional OColégio Anglo Morumbi recebeu a recertificação de "Escola Farol" do programa "Líder em Mim" pela Franklin Covey. Representantes da organização norte-americana e da Somos Educação, visitaram o Anglo Morumbi no último dia 5 de outubro para ver de perto a implantação do sistema que desenvolve práticas de liderança e habilidades socioemocionais em estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Anos Finais.

O Anglo Morumbi é a única escola a ter o título de Escola Farol no ciclo da Educação Infantil e foi o primeiro colégio do Brasil a receber a certificação, em 2016. "Apenas sete escolas no país têm essa certificação, concedida pela Franklin Covey, uma organização internacional de fomento à performance estudantil", explicou a gerente da assessoria pedagógica da Somos Educação, Luciana Patrocínio. A Somos é o parceiro do programa Líder em Mim no Brasil. "A certificação é válida por quatro anos, mas, a cada dois há uma avaliação de acompanhamento, para que se verifique a correta implementação do programa pelos colégios". O programa Líder em Mim é um conjunto de habilidades sociais e emocionais que impactam no comportamento, nas atitudes e nos modos de pensar e sentir dos estudantes. "O programa é muito completo. Envolve não só os alunos, mas também a equipe, os pais e a comunidade", afirma a diretora geral do Anglo Morumbi, Sandra Oliveira. A implantação do sistema de aprendizagem socioemocional ajuda os alunos a conhecerem o que gostam de estudar, a aprender de maneira mais eficaz, a identificar o que os faz desistir, no que costumam errar, quais são as emoções que os dominam, além de ajudá-los a construir relações mais positivas, a pensarem no outro, cultivarem ambientes de lideranças e serem protagonistas das suas próprias vidas.

Escola feliz
 A diretora de Conteúdo do programa Líder em Mim, Brooke Judd, liderou a comitiva de vistoria no Colégio Anglo Morumbi. "Eu percebi que o Anglo Morumbi é uma escola de muita alegria. E essa alegria em fazer o ambiente escolar melhor eu vi no empoderamento dos próprios alunos, que participaram de todo o evento com a ‘mão na massa’. Estou muito satisfeita de estar aqui hoje", afirmou, ao lado do diretor da Franklin Covey para as Américas e parte da Ásia, Jordan DeMoux. A comitiva foi recebida no Anglo Morumbi pelos alunos, pela Equipe Farol de professores, coordenações e direção e pelos assessores da Somos: Alessandra Zuanon, Luciana Patrocínio e Alexandre Vitoriano.

Não importa a idade
A coordenadora da Educação Infantil do Colégio Anglo Morumbi, Daniela Prado, explicou que o programa Líder em Mim não restringe idade. Ela foi uma das responsáveis pelo chancelamento do conteúdo do livro "Descobrindo o líder em mim" para o Brasil. "Não havia uma obra dessa para os alunos do Infantil. Ele começou a ser usado em 2018". Para Daniela, é importante que os hábitos previstos no programa sejam aplicados desde cedo. "Mesmo em crianças muito pequenas, nós ensinamos a ter bons hábitos e a desenvolver uma postura socioemocional que vai ajudá-las a crescerem melhor. De forma lúdica, dando exemplos de boas lideranças e com a ajuda das famílias no sentido de dar autonomia, vamos plantando boas sementes desde muito cedo", completou.

Aqui no Colégio Anglo Morumbi, somos apoiados pelo Sistema Anglo de Ensino que apresenta o conteúdo de forma clara e em espiral. Esse formato em espiral garante que durante o ensino fundamental o conteúdo nunca será esgotado no primeiro momento em que é apresentado e sim será retomado com mais complexidade respeitando a fase do desenvolvimento intelectual do nosso aluno.
Respondendo às questões apresentadas no início desse texto, o novo ciclo de seu filho será repleto de novos desafios e de novas aprendizagens. Haverá necessidade de desenvolver uma rotina mais assertiva. Por fim, todas as descobertas e vivências que acontecem nesse segmento se tornam muito especiais para os alunos. Uma fase da vida inesquecível.