Os benefícios de trabalhar o inglês desde a Educação Infantil

12 de Setembro, 2023

Aprender uma segunda língua é uma exigência na sociedade atual em que vivemos. Quanto mais conhecimentos tivermos, melhor será para a construção de uma carreira de sucesso. Porém, seria mesmo prudente aprender uma segunda língua, no caso o inglês, desde pequeno? Será que as crianças iriam aprender mesmo ou iriam confundir com a língua materna? E como se deve trabalhar o inglês?

Para responder a essas perguntas, é importante saber que o cérebro da criança está em pleno desenvolvimento, por isso ela tem a total capacidade de compreender tanto o inglês quanto sua língua materna, claro que sempre respeitando a faixa etária e ensinando de forma gradual. O aprendizado vem de forma natural, porque a criança não diferencia em sua cabeça, que "cat" quer dizer "gato", ela integra essa palavra ao seu vocabulário, não prejudicando o seu aprendizado na língua materna, pois como já citado anteriormente, existem vários estudos que comprovam que a infância é o melhor período para aprender novos idiomas, uma vez que a capacidade de absorção é diferenciada.

No Colégio Anglo Morumbi, as professoras são preparadas e acompanhadas pelos assessores da Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa e constantemente realizam workshops. Os alunos têm contato com a língua inglesa a partir do Kinder 1 (Infantil 3, com crianças de idade a partir dos 3 anos). Nesse processo, as crianças interagem com a língua inglesa de uma forma lúdica e divertida, com jogos e atividades que vão desde colorir até utilizar outros materiais que agregam em seu desenvolvimento psicomotor.

Para ter uma imersão total da língua inglesa, as aulas são dadas 100% em inglês, utilizando recursos multimodais, ou seja, o inglês não apenas falado, mas demonstrado com uma variedade de materiais de apoio, pois os alunos associam com mais facilidade a fala com as imagens. Portanto, trabalhar o inglês desde a infância ajuda no desenvolvimento linguístico, psicomotor e também na interação com outras crianças. E seus benefícios agregam desde saber manusear uma tesoura até escrever uma história em inglês.