Olimpíadas Científicas: descobrindo talentos.

11 de Outubro, 2023

As Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas e Privadas OBMEP integraram mais uma vez o calendário de eventos do Colégio Anglo Morumbi. Constituída de duas fases, a prova envolveu todos os alunos do EFAF com o objetivo de buscar o talento matemático muitas vezes escondido em cada aluno. As provas da primeira fase foram constituídas de vinte questões objetivas que os alunos responderam durante o período das aulas.

De todos os alunos participantes, apenas 13 alunos de 6º e 7º anos e outros 13 alunos de 8º e 9º anos foram selecionados para participar da segunda fase da OBMEP. Esta seleção se deu por critérios de pontuação e comprometimento com o processo.

A segunda fase é constituída de questões discursivas e a sua realização ocorreu no início do mês de outubro deste ano. Nossos alunos se dirigiram ao Colégio Marista na Vila Mariana para cumprirem esta importante etapa que proporciona as tão sonhadas medalhas.
As premiações da OBMEP contemplam medalhas de ouro, prata, bronze e Menção Honrosa e a definição do quantitativo de medalhas se dá inteiramente pela organização da OBMEP.

Entretanto, a conquista de uma medalha não gera apenas uma grande comemoração entre alunos e professores, mas permite acesso a cursos de aperfeiçoamento matemático oferecido pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), como o PIC Jr (programa de Iniciação Científica Júnior). Outra consequência da conquista de uma medalha é a de algumas vagas reservadas em universidades públicas para alunos medalhistas, bem como um diferencial curricular na vida acadêmica dos estudantes.

Durante os meses de Agosto e Setembro, o Colégio Anglo Morumbi, ofereceu aos alunos aulas direcionadas às Olimpíadas, onde diversos temas foram tratados, exercícios e aulas expositivas aconteceram.

Com ajuda dos professores, Andréia Saidah, Heitor Oliveira e Ricardo Pereira, temas diversos foram trabalhados, como, paridade, geometria plana e espacial, análise combinatória, razão, proporção e porcentagem, entre outros. Cada encontro teve duração de 2 horas, resolução de exercícios e debates sobre aconteceram. Os alunos do 6º ao 9º ano, frequentaram as aulas em período inverso, e vários talentos foram descobertos. O objetivo dessas aulas, é trazer a matemática para a realidade deles, proporcionando um aprimoramento de técnicas e argumentos matemáticos. Com isso há um grande incentivo aos estudos da Matemática.

As imagens mostram os alunos buscando soluções diferenciadas para cada um dos problemas propostos, bem como auxiliando os colegas na compreensão de diferentes passos. O protagonismo dos alunos fundamenta todo desenvolvimento das aulas, onde a cada conexão, uma nova exploração matemática era desempenhada. Os professores tinham a tarefa de auxiliar no processo e não guiá-los neste processo.

Vale ainda ressaltar a participação de alunos do 6º ao 9º anos juntos no mesmo ambiente, desenvolvendo estratégias e compartilhando formas de pensar num processo de ajuda mútua (ganha-ganha).

A busca pelo desenvolvimento do raciocínio matemático planta sementes de talentos em nossos alunos e convida outros alunos a tentarem no ano que vem diferentes resultados na nova edição da OBMEP. Rumo à medalha de ouro!