Olimpíada Científica: uma aplicação significativa do aprendizado

04 de Novembro, 2022

Olimpíadas Científicas são competições intelectuais entre estudantes, normalmente de ensino fundamental e médio, mas também podem acontecer entre alunos universitários. Essas Olimpíadas são bem diversas, podendo acontecer nas áreas de exatas, humanas e biológicas. A realização dessas provas é bem diversificada, pois há aquelas que são escritas, outras consistem em projetos, construções e experimentos, além de que, há olímpiadas em grupo e individuais.

A Olimpíada individual trabalha o raciocínio lógico, a elaboração de respostas, entre outros destaques. A olimpíada trabalhada em grupo, acontece em equipes, assim os alunos podem trabalhar competências socioemocionais como o respeito, atitude ganha-ganha e sinergia. Essa é a mágica.

Participar de Olimpíadas leva o aluno não somente a ganhar medalhas, mas também a adquirir novas experiências, ganhos e descobertas. O aluno ganha e os professores também. Um aluno olímpico tende a se destacar entre tantos até o momento da entrada para a universidade.

Neste ano, aqui na nossa escola, participamos das seguintes olimpíadas:

  • Canguru de Matemática;
  • OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astrofísica;
  • ONC - Olimpíada Nacional de Ciências;
  • ONHB - Olimpíada Nacional de História do Brasil;
  • ONEE - Olimpíada Nacional de Eficiência Energética;
  • OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas Privadas;
  • MSF - Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras.

No Colégio Anglo Morumbi, trabalhamos Olimpíadas o ano todo, com aulas direcionadas no contraturno, não só a matéria específica é estudada, mas também como é uma prova, calcula-se tempo a ser gasto em cada questão e como se interpreta cada exercício.

O pensamento ganha-ganha com essas aulas diferenciadas e direcionadas é ajudar o aluno no dia a dia em sala de aula e nas lições de casa, pois participar de competições proporcionam um aprendizado eficaz e significativo.

O nosso objetivo é trabalhar dentro do programa socioemocional o desenvolvimento do aluno em todas as áreas do conhecimento, tornando assim jovens prontos para desafios do futuro. Diversão e emoção dentro dos caminhos diferentes da educação, os levam para uma visão bem mais aberta e diferenciada.

Desde 2018, algumas faculdades aceitam as Olimpíadas do Conhecimento como forma de ingresso em seus cursos, substituindo o vestibular tradicional. As chamadas "vagas olímpicas" são uma forma de ampliar o acesso às instituições de ensino públicas.

Universidades no estado de São Paulo e em Minas Gerais passaram a adotar essa modalidade de ingresso para receber os medalhistas nas Olimpíadas de Astronomia, Matemática, Biologia, História e na Mostra Brasileira de Foguetes.

Atualmente, as universidades que possuem as "vagas olímpicas" como forma de ingresso são:

  • UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas;
  • UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá;
  • USP - Universidade de São Paulo;
  • UNESP - Universidade Estadual Paulista.

Para conseguir uma "vaga olímpica" em uma das universidades listadas, o aluno deverá apresentar um comprovante de participação em uma das olimpíadas já citadas, indicando a premiação que recebeu. Além disso, as instituições de ensino superior também avaliam o histórico escolar do aluno e o seu desempenho durante o ensino médio.

Em 2023, nosso trabalho continuará a ser o de oferecer um aprendizado significativo aos nossos alunos.

Vamos participar de olimpíadas científicas?