O uso da tecnologia e a importância da inovação para as atividades na Educação Infantil

08 de Setembro, 2021

As nossas crianças pertencem à chamada geração Alfa, ou seja, são alunos que estão sempre conectados. Com a pandemia, fomos obrigados a acelerar este processo de integrar a tecnologia em nosso dia a dia. O educador teve de se adaptar a esta nova rotina para continuar a atingir com eficiência os alunos e trazer contextos que condizem com a realidade deles. No meio da aprendizagem atual, formamos cidadãos com pensamento crítico. O uso de tecnologia desde a educação infantil faz com que este processo ocorra de maneira natural, por meio de brincadeiras, jogos, vídeos etc. A fim de fornecer uma educação integral aos nossos alunos, o uso dessas ferramentas é essencial. Quando apresentamos o cenário da tecnologia na educação infantil, temos um impasse sobre como utilizamos essas ferramentas em sala de aula, uma vez que a aplicação de tecnologia pode ser por vídeo ou por imagens, em complemento do conteúdo aplicado no dia a dia. Podemos elaborar jogos simples com o uso de algumas ferramentas, como por exemplo o Google Apresentações.

O ciclo do Infantil 5 criou um mercadinho virtual para que os alunos pudessem vivenciar esta experiência seguindo todos os protocolos de segurança. Essa sensação foi possível por meio da tecnologia. As crianças adoraram essa inovação e ficaram felizes em participar. A equipe do colégio Anglo Morumbi é composta por profissionais capacitados em diversas áreas, entre elas a tecnologia. A maioria dos colaboradores possuem as certificações do Google for Education que é um programa de inovação tecnológica desenvolvido para professores como parte da formação continuada docente.