O que tem no seu prato?

18 de Outubro, 2023

O projeto "O que tem no seu prato?", dos alunos do segundo ano do colégio Anglo Morumbi tem o objetivo de enriquecer nossos conhecimentos sobre alimentação saudável. Sabe-se que, ao proporcionar vivências extra escolares, estamos desenvolvendo ensinamentos que contribuem para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos em vários aspectos, como cidadania, educação financeira, letramento, saúde, etc.

Pensando nisso, nossos alunos desenvolveram um projeto que ultrapassa os limites escolares. O projeto "O que tem no seu prato?" abordou a alimentação saudável como tema central, partindo da proposta da UNESCO em que o painço é o grande protagonista.

Através de pesquisas sobre o painço, os alunos se apropriaram de informações sobre esse alimento tão rico em nutrientes que pode ser usado de várias formas diferentes.

Muitas descobertas interessantes fizeram com que outras conversas surgissem, principalmente no hora do lanche. E então começamos a estimular os alunos e as famílias a "abrirem menos pacotinhos e descascarem mais", partindo de escolhas mais saudáveis.

A visita da nutricionista Rejane Rovitto acrescentou muito ao nosso projeto. Com ela aprendemos sobre a importância de compor o nosso prato com, no mínimo, cinco cores, fazendo com que todos os nutrientes necessários fossem ingeridos, mantendo a boa saúde. A educação alimentar transcende o âmbito individual e escolar, uma vez que as crianças compartilham seus conhecimentos e hábitos adquiridos com suas famílias e comunidades. Essa disseminação de informações sobre alimentação saudável pode contribuir para mudanças positivas nos hábitos alimentares de toda a sociedade, promovendo a prevenção de doenças crônicas relacionadas à dieta. Ao dotar as crianças de conhecimentos sobre nutrição e incentivar a adoção de escolhas alimentares conscientes, estamos investindo não apenas em sua saúde individual, mas também no futuro de nossa sociedade como um todo.

Este momento foi, sem dúvida, muito importante para o entendimento acerca da importância da boa alimentação para o nosso corpo.

Como parte do processo de aprendizagem, levamos os alunos ao hortifruti para que conhecessem outras possibilidades, que ultrapassem os conhecimentos sobre os alimentos que já ingerem, favorecendo a capacidade de escolha e conhecimento em um mundo de muitas opções alimentares. Como parte da aprendizagem, montamos uma lista de compras com as preferências alimentares.. Os grupos foram levados a pensar sobre quantidades necessárias, afinal não poderíamos desperdiçar alimentos e nem dinheiro. Com a lista em mãos, chegou o grande dia. A visita foi fantástica!

Cada grupo de crianças recebeu a tarefa de comprar alguns ítens da lista, observando as características dos alimentos escolhidos, preço e quantidade adequadas e ir ao caixa para efetuar o pagamento. Com os produtos e as notinhas em mãos, voltamos para o colégio para organizar tudo e somar a quantia gasta. Ufa! O dinheiro deu para comprar tudo o que precisávamos!!

E agora? Agora chegou a hora mais esperada: a oficina de lanches saudáveis! No espaço Open air do colégio, montamos uma grande mesa com vegetais e frutas variadas, além de algumas proteínas que compuseram os lanches dos alunos. Cada um mais saboroso que o outro. Quem passava, não tinha outra reação a não ser ficar de boca aberta!! Uau! Quantas cores e sabores! Alface, rúcula, tomate, pepino, cebola, pimentão, salsinha, oréganos, azeitona, ovo, queijo, e mais uma infinidade de frutas que coroaram o momento em um suculento espetinho de frutas. Para encerrar, cada criança escreveu a sua receita de lanche perfeito que fará parte de um E-book, divulgado entre toda a comunidade escolar.

Em suma, a promoção da alimentação saudável em crianças é uma estratégia fundamental para o estabelecimento de bases sólidas para uma vida saudável e bem-sucedida.

E assim termina mais uma história de aprendizado com significado!!

Priscila Rossi

Gabriela Baliana