O que acontece na infância permanece na infância?

14 de Junho, 2024

Quando o assunto são as crianças e o período em que permanecem na escola, é muito comum ouvirmos falas como: "são pequenos demais para entender"; "eles só vão para a escola brincar" ou "isso é coisa de criança". Essas falas carregam em si um tom simplório e até mesmo banal das experiências e aprendizados vivenciados naquela que é a fase mais valiosa da vida de um ser humano: a infância.

Na infância construímos as bases - assim como o alicerce de um prédio - para o desenvolvimento futuro e ao mesmo tempo é uma fase rica por si só, pois é momento de descobertas e de aprendizados que só são possíveis nessa fase da vida, e que influenciarão diretamente em quem elas se tornarão futuramente.

Durante a infância, é tempo das crianças se desenvolverem no que podemos segregar em alguns pilares:

Social e emocional: aprendendo a se relacionar com outras pessoas, a dividir e a resolver problemas, bem como a identificar e expressar suas próprias emoções;

Criatividade e imaginação: incentivando o uso da criatividade e imaginação para explorar e desenvolver a capacidade de resolução de problemas;

Desenvolvimento cognitivo: aprender sobre o mundo ao seu redor desenvolvendo o pensamento lógico, linguagem e capacidade de concentração, habilidades que são mais receptivas ao aprendizado durante a infância;

Desenvolvimento físico: correr, pular, desenhar e manusear objetos. Habilidades que são aperfeiçoadas por meio do cotidiano e atividades específicas visando ao desenvolvimento saudável do corpo;

Preparação para a vida em vida: adaptação ao novo, a um ambiente diferente, regras, empatia, respeito ao outro e a se organizar.

Essas são entre tantas outras habilidades facilmente adquiridas na infância importantes para o sucesso na escola e vida adulta. Uma vez que a infância é vista como uma fase crucial na vida de um ser humano, cabe a nós como adultos, cercados de crianças, reconhecer as marcas que as experiências deixarão nesses adultos do futuro.

Tratando-se do contexto escolar, qual a importância da Educação Infantil para as crianças? Crianças são sujeitos capazes e merecem ser vistos como cientistas que investigam, descobrem e constroem o próprio conhecimento de forma autônoma e ativa.

Paulo Freire, famoso educador brasileiro, dizia que a educação não é só passar conhecimento, mas também ajudar as crianças a serem curiosas e criativas.

No Colégio Anglo Morumbi acreditamos que ser criança é ser potente e nos preparamos para que a Infância seja um momento de errar, testar, aprender e tornar-se quem se deseja ser para então, conquistar o seu lugar no mundo.

Fazemos isso através das relações, dos espaços e propostas que são intencionais trazidas por cada professor para o desenvolvimento integral dos nossos alunos.

Mas já diria o ditado "uma andorinha só não faz verão", então, e você, quais marcas tem deixado para que os seus filhos, sobrinhos, alunos ou conhecidos estejam preparados para as oportunidades e desafios de hoje e do futuro? Afinal, o que acontece na infância se refletirá ao longo de uma vida.


Por Talita Kassia