O impacto positivo da escola para as crianças de 2 e 3 anos

25 de Março, 2021

A Educação Infantil é o primeiro estágio da criança na escola e é muito importante na sua formação. Nesse período a criança passa a aumentar seu círculo social, pois tem contato com outras pessoas de fora do seu convívio, tanto adultos quanto crianças. Descobre novas "regras", como dividir a atenção do professor, aguardar o momento de determinada atividade, compartilhar brinquedos e materiais e resolver conflitos. Na nossa escola, todas as atividades têm intencionalidade. Por exemplo, no momento da roda, trabalhamos a concentração ao prestar atenção nas explicações das atividades, a imaginação durante a contação de história, a comunicação ao incentivar que todos falem, o controle inibitório quando pedimos que a criança espere sua vez para falar, a curiosidade e criatividade quando mostramos um objeto desconhecido e perguntamos se conhecem, para que serve… E isso acontece também em todos os outros momentos do dia.

Além da parte social, nessa fase trabalhamos a descoberta das cores, a "construção" dos números, o letramento (que não significa alfabetizar aos 2 - 3 anos, mas sim propor um ambiente favorável à aquisição de conhecimento das letras e percepção de que praticamente tudo envolve palavras, seja nos rótulos dos produtos, nas placas de rua e nos livros de história), a coordenação motora fina através dos movimentos de pinça (tão necessários para futuramente auxiliar a criança a segurar o lápis da maneira correta) nas atividades de colar sementes, lantejoulas, rasgar papel, pegar pequenos objetos, brincar de massinha.

No Anglo Morumbi, a Educação Infantil tem como base o brincar e o interagir, e através deles, os conceitos são expostos, vivenciados e trabalhados de forma lúdica. No atual momento de pandemia que estamos vivendo, com as aulas voltando novamente ao formato on-line, conseguimos atingir os objetivos propostos preparando aulas com mais atividades "mão na massa", para que a criança faça junto com os seus professores e assim sinta-se envolvida na atividade, além de continuar tendo a interação com os professores e colegas durante a aula, mesmo que distante fisicamente.

" Educação é um processo social e cognitivo baseado no modelo conversacional,

na participação, partilha e colaboração entre pares" (Paulo Maria Dias)