O aprendizado de uma segunda língua na primeira infância e sua importância

16 de Fevereiro, 2023

Se a Educação também é o processo de formação de um indivíduo para ele se relacionar com o mundo à sua volta, então o aprendizado do inglês, idioma de alcance global, é imprescindível para formar uma pessoa apta a se comunicar com esse mundo em todas as suas dimensões.

É por isso que a Língua Inglesa tornou-se disciplina indispensável no ambiente escolar para a inserção de um cidadão no novo mundo. Dessa forma, o seu aprendizado deve ser incentivado desde os primeiros anos de escolaridade.

Atento a essa realidade, o Anglo Morumbi, referência em Educação Básica no Brasil, mantém uma parceria com a Cultura Inglesa para oferecer um modelo de ensino de inglês adaptado para alunos que estão na chamada primeira infância, que vai até os seis anos de idade.

A iniciativa do Colégio tem fundamentação científica, ou seja, nessa etapa de desenvolvimento da vida, o cérebro é mais sensível aos estímulos ambientais, os quais impactam significativamente no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de aptidões e competências pessoais. Dessa forma, a exposição constante a estímulos, veiculados em mais de uma língua, ajuda a treinar o aparato sensorial do aluno, favorecendo a compreensão de sutilezas de pronúncia e facilitando o desenvolvimento da fluência no idioma, além de contribuir para a construção de um amplo repertório linguístico.

Além disso, o modelo de ensino bilíngue, proposto pelo Anglo Morumbi, em parceria com a Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa, contribui para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos na primeira infância, além de impactar no repertório cultural dos estudantes por meio da aprendizagem de uma língua adicional. Com a Plataforma Bilíngue, o Colégio oferece, para seus alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais, um programa intracurricular em inglês, que promove a experiência da língua inglesa com vivências culturais. Pela proposta, os pequenos acompanham aulas em inglês - e não de inglês - que se apoiam no segundo idioma como meio de ensino de disciplinas básicas.

Inclusive, o programa foi desenhado de tal modo que integra o aprendizado da língua a atividades lúdicas e divertidas que engajam os alunos em sua jornada de estudos. A proposta de ensino ainda extrapola os limites da sala de aula por meio da Plataforma de Experiência Gamificada, que disponibiliza atividades digitais complementares para reforçar e consolidar os conteúdos trabalhados presencialmente.

É, assim, por meio de um modelo de ensino bilíngue, que associa o melhor das novas tecnologias educacionais à excelência acadêmica comprovada da Cultura Inglesa, que o Anglo Morumbi prepara seus alunos, desde a primeira infância, para se formarem cidadãos do novo mundo.

Colaboração: Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa