Metodologias ativas e o protagonismo do aluno na aprendizagem

16 de Agosto, 2023

Cada vez mais o uso de Metodologias ativas ganham espaço no processo de aprendizagem atual. Essas abordagens ou estratégias de ensino, tais como: gamificação, design thinking, cultura maker, aprendizado baseado por problemas, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, seminário, rotações por estações, ensino híbrido (blended learning) dentre outras, promovem um engajamento maior por parte dos alunos, pois despertam o interesse, são desafiadoras e os colocam como protagonistas do seu aprendizado, tornando assim a aquisição de conhecimento mais significativa.

No Colégio Anglo Morumbi, nas aulas de Língua Inglesa, usamos além das Ferramentas de Liderança do Programa Líder em Mim e da plataforma Google For Education, que nos possibilita acesso a várias ferramentas tecnológicas como por exemplo: Google Docs, Google Presentation, Jamboard, Lucidchart, outras ferramentas online que encontramos com facilidade e são muito bem aceitas pelos alunos como: Canva, Mindmap, Mindmeister dentre várias outras, que são usadas para trabalhar de maneira mais ativa.

As Ferramentas de Liderança do Programa Líder em Mim podem ser usadas para explicar um conceito e as que nos possibilitam fazer isso são: Fluxograma, Espinha de peixe e Diagrama de Lótus, uma vez que irá auxiliar na explicação do entendimento do conteúdo abordado.

Além do uso da tecnologia, também trabalhamos de maneira interdisciplinar com a disciplina de Artes. O mesmo processo de produção das atividades com uso das tecnologias é aplicado no papel A3 ou cartolina, onde os alunos demonstram toda sua habilidade artística e criatividade na elaboração das Ferramentas de Liderança e deixam os cartazes mais atraentes com desenhos e decorações diversas, uma vez que após a correção desses cartazes, eles são utilizados para decorar nosso mural e ambientes da nossa escola. Nas aulas de Língua Inglesa do Fundamental Anos Finais do Colégio Anglo Morumbi, uma das avaliações que compõem o período letivo é apresentada aos alunos por meio desses recursos.

Em um ambiente bem descontraído o professor faz uso de diversos recursos para transmitir o aprendizado ao aluno. Além dos exercícios feitos, faz parte da prática de ensino a explicação e compartilhamento de slides sobre a matéria, jogos lúdicos e interativos como Kahoot, Quizizz, Quizlet, que também são ferramentas de revisão do conteúdo e proporcionam um aprendizado mais descontraído, usamos jogo de cartas para construção de frases relacionadas aos tempos verbais em inglês e Projeto de final de unidade do livro de Língua Inglesa, para que o aluno apresente seu entendimento do conteúdo por meio de um cartaz.

No âmbito das ciências exatas os alunos também podem tirar proveito das ferramentas e estratégias disponíveis, quando da exposição de seus trabalhos.

Em um outro projeto, também interdisciplinar, as disciplinas de Matemática e Educação Física convergiram num projeto que uniu habilidades de diferentes espectros.

Iniciando com uma coleta de dados durante as aulas de Educação Física, em um projeto que apresentou duas modalidades esportivas distintas, a citar, o voleibol e o futebol, alunos do 8º Ano do EFAF Anglo Morumbi, devidamente organizados em equipes, coletaram dados estatísticos sobre a partida. Esses dados, que com a devida análise estatística, ajudaram a contar um pouco da história do jogo.

A confecção dos gráficos e tabelas apresentados, foi feita inteiramente pelos alunos, com muitos deles escolhendo o formato de exibição. Confeccionando cartazes ou ainda lidando com planilhas e gráficos utilizando o Google Planilhas, os resultados obtidos e as análises por eles feitas, lhes permitiram inferir e concluir sobre diversos aspectos da prática esportiva através da utilização das ferramentas matemáticas disponíveis.

As ferramentas de liderança utilizadas nos trabalhos apresentados, tiveram o objetivo de familiarizar os estudantes com o uso dessa linguagem bastante sintética, que é sempre empregada quando existe a necessidade de exprimir uma quantidade muito grande de informação da forma mais sintética e concisa possível.

Uma vez que o aluno tem a oportunidade de explicar seu entendimento e produzir conteúdo usando tecnologia, papel, jogos gramaticais ou projetos, a aquisição de conhecimento por intermédio das Metodologias Ativas é realmente concretizada e dessa maneira temos um processo de ensino aprendizagem eficaz e vai de encontro com a Missão do Colégio e o Programa Líder em Mim, que prezam pela criatividade, pensamento inovador, responsabilidade, sinergia, autonomia e aprendizado de excelência.

O uso das Metodologias Ativas no processo de ensino coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, estimulando seu aprendizado do ponto de vista teórico e técnico, capacitando-o para lidar com os mais diversos estímulos apresentados.

Ganhos na qualidade das relações interpessoais e na forma como os estudantes evoluem suas habilidades de oratória, argumentação e postura, são qualidades bastante necessárias e requisitadas em um mundo que constantemente exige seres humanos e profissionais cada vez mais dinâmicos e com conhecimento diversificado.

Assim, o Colégio Anglo Morumbi enfatiza a importância de um aprendizado de qualidade pautado em um sólido conteúdo e corpo acadêmico, bem como uma preocupação com o aspecto sócio emocional de todos os seus alunos, trabalhando sempre em prol de dar voz ativa aos seus alunos.