Letra Bastão X Letra Cursiva

10 de Novembro, 2021

Atualmente vivemos em uma cultura digital, na qual o lápis e papel estão cada vez mais distantes da realidade de nossas crianças fora da escola. Essa mudança de hábito influência e, muitas vezes, prejudica a construção para elaboração de textos e trabalhos na vida escolar. É na educação infantil, desde pequenos, que as crianças têm o primeiro contato com as letras, onde o processo de alfabetização é iniciado. Nesse período a criança une as letras tentando formar uma palavra e fica muito realizada quando consegue decodificar o nome de alguém ou de algum produto e somente mais tarde irá juntar essas palavras para construir frases e textos. Por isso, é comum na educação infantil a criança usar a letra bastão como seu primeiro contato com o universo da escrita, pois a facilidade em "desenhar" a letra faz com que a criança possa praticar e assimilar com maior habilidade, já que a letra bastão é composta praticamente de linhas retas e simples.

Entretanto, a letra cursiva é sim, de grande valia para o processo de alfabetização, mesmo que seja um assunto que ainda cause grandes debates e divide opiniões de educadores. Há quem diga que a escrita é algo individual e que em muitos países a letra cursiva já foi extinta com o uso cotidiano de computadores; assim como há educadores que defendem que o treino motor, a coordenação motora fina é de grande importância Muito possivelmente a letra cursiva não será exigida na vida profissional, porém a função neurocognitiva que ela representa é de enorme valia. A letra cursiva, apresenta maior velocidade à escrita, favorecendo a concentração, e auxiliando na produção de textos mais coerentes, mantendo o pensamento conectado com a escrita. Quando a criança escreve com letra cursiva, ela usa áreas motoras do cérebro, como planejamento e controle motor, usa também áreas visuais e áreas associadas com o processamento da linguagem, tudo trabalhando em conjunto, como uma mágica engrenagem.
Estudos comprovam grandes benefícios neurológicos e cognitivos da escrita cursiva quando comparada à letra bastão/digitação. A letra bastão desenvolve habilidades sensoriais, noções de orientação espacial, lateralidade, ritmo, orientação espacial, entre outros. Justifica- se então ser a letra bastão a primeira a ser apresentada para a criança,para que 1º se tornem bons produtores de texto, e apenas depois ser ensinada a letra cursiva, pois, a criança já domina a habilidade de decodificar as letras, já produz textos e com a prática da cursiva, ela poderá manter a linearidade dos pensamentos, e passar a informação para o papel sem perder a linha de raciocínio. É claro que o treino motor para escrever com letra cursiva nem sempre é fácil, mas com paciência, amor e dedicação podemos alcançar essa habilidade nas crianças e mostrar todo o potencial que ela pode ter para tantas outras áreas ao longo de sua vida.