Interclasses: proposta pedagógica motivadora que atravessa gerações

13 de Setembro, 2023

Os jogos interclasses apresentam uma forma divertida, empolgante e positiva de competição entre equipes no âmbito escolar. Esses jogos, também conhecidos como "jogos corporativos ou jogos de integração", têm como objetivo promover o trabalho em equipe, a união e o espírito esportivo entre os participantes. Quando falamos de participantes, referimo-nos não somente aos alunos/competidores, mas, também, aos professores envolvidos nas dinâmicas e todo corpo administrativo da escola, o qual tem papel fundamental de estruturar e viabilizar a realização das atividades.

As características principais dos jogos interclasses são a diversidade de modalidades esportivas e atividades recreativas envolvidas no processo. As equipes competem em diferentes esportes, como futebol, vôlei, basquete, handebol, entre outros, além de participarem de desafios criativos e intelectuais que exigem raciocínio e muita concentração.

Os jogos escolares, também conhecidos como "Olimpíadas Escolares", representam um importante capítulo no universo esportivo e educacional das escolas. Esses eventos reúnem estudantes de diferentes idades e instituições educacionais em competições esportivas que vão muito além do aspecto competitivo, uma vez que têm o poder de promover valores essenciais, como trabalho em equipe, respeito, disciplina e fair play. Sendo assim, os alunos aprendem não apenas a importância da prática esportiva, mas, principalmente, a respeitar as regras, a adversidade e os esforços de seus colegas, independentemente do resultado da competição. Essas lições vividas transcendem as quadras de jogos ou eventos competitivos, pois se estendem para a vida cotidiana.

Desde sua criação, os jogos interclasses têm sido um catalisador para o desenvolvimento físico, mental e emocional dos estudantes. O legado desses jogos é passado de uma geração para outra, visto que é comum termos informações de pais, avós e até bisavós que tenham em algum momento de suas vidas participado de um evento como esses, deixando suas histórias, aprendizados e conquistas como uma herança para os mais jovens.

Desse modo, a tradição de Interclasses é um fio condutor que une passado, presente e futuro. Os ex-atletas, que um dia competiram em quadras, agora assistem, com orgulho, a seus filhos e a seus netos seguindo seus passos. Essa continuidade reforça o senso de pertencimento à comunidade escolar e cria uma atmosfera de celebração e união.

Nesse contexto, os jogos Interclasses inspiram aos jovens a superarem desafios, estabelecerem metas e alcançarem seus sonhos. A cada edição, novas histórias de superação e excelência esportiva surgem e criam um ciclo de inspiração que transcende gerações.

No colégio Anglo Morumbi, não poderia ser diferente. O Colégio mantém a tradição dos jogos e inova a proposta pedagógica a cada ano. Em uma das edições mais empolgantes, os jogos interclasses ganharam o nome de "Gincana das Cores". Nesta edição, os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) foram separados em equipes determinadas por cores e disputaram pontos em desafios interdisciplinares (Matemática, Português, História, Geografia, Ciências, Física, Química, Artes e Inglês), além de pontuar também em partidas virtuais.

Os estudantes competem em modalidades esportivas em que se consagra a equipe da cor vencedora. O evento tem duração de oito semanas e a cada semana é disputado ponto a ponto, o que torna a proposta pedagógica ainda mais motivante. Para muitos alunos, a Gincana é a primeira experiência de competição em nível mais amplo, e isso pode motivá-los a projetar futuras carreiras esportivas.

Em um mundo cada vez mais voltado à tecnologia, o Colégio Anglo Morumbi incentiva os estudantes a se envolverem com esportes, não só pelo desenvolvimento social, mas, para que entendam que as práticas esportivas são cruciais para combater o sedentarismo e promover um estilo de vida saudável desde cedo.

Portanto, pode-se compreender que os Jogos Escolares Interclasses são mais do que competições esportivas e, no Colégio Anglo Morumbi, eles representam uma tradição que conecta o passado, o presente e o futuro dos estudantes, pois moldam a cultura escolar e deixam legados de valores, amizades e realizações para as gerações futuras. Essa relação de continuidade é o que transforma essa prática em um evento verdadeiramente especial e inesquecível para todos aqueles que têm a oportunidade de vivenciá-lo.