Início do ano letivo: como garantir bons resultados e alta performance

11 de Janeiro, 2024

O início do ano letivo escolar é um momento de grandes expectativas para alunos, pais e professores. É uma oportunidade para novos projetos, aprendizados, desafios e conquistas. Para garantir bons resultados e alta performance, é importante que todos estejam preparados para esse novo ciclo.

Os alunos precisam estar com as energias recarregadas e motivados. Trata-se de um momento de renovação, de mais uma vez estarem dispostos a aprender e para isso é importante que estabeleçam metas e objetivos para o ano letivo e as registrem em um lugar que possam olhar diariamente. É essencial também que organizem seus materiais escolares ( que todos já estejam comprados no primeiro dia de aula), que organizem seu tempo através de um quadro de rotinas e que participem de forma ativa das aulas e atividades escolares. Fazer as anotações durante as aulas e anotar os principais pontos da matéria ajudarão os alunos a estudarem melhor! Cabe ressaltar que tão importante quanto prestar atenção na aula é ter um momento diário de estudo autônomo em casa para que o conteúdo visto em aula seja retomado. Quanto mais praticamos ou estudamos um assunto, melhor aprendemos. Ao surgirem dúvidas, é necessário buscar ajuda e frequentar um plantão de dúvidas. Dúvidas não esclarecidas imediatamente se acumulam e geram desmotivação! Por fim, é indispensável ter no mínimo 8 horas de sono e boa alimentação.

Os pais também têm um papel importante no início do ano letivo. Eles podem apoiar e encorajar os filhos de diversas maneiras. Conversar com os filhos acerca de suas expectativas para o ano letivo é o primeiro passo, ajudá-los com a compra do material e organização do tempo e seus estudos, bem como acompanhar o desempenho escolar é muito relevante. Por fim, oferecer um ambiente de amor, apoio e incentivo sempre!

Os professores também precisam estar preparados para o início do ano letivo. Eles devem planejar suas aulas e atividades de forma a atender às necessidades dos alunos. Além disso, é importante que estabeleçam uma relação de confiança com os alunos (conexão), criem um ambiente de aprendizado positivo e estimulante com boas estratégias de ensino, sejam regulares com as lições de casa e ofereçam feedback aos alunos de forma construtiva.

Ano novo, novas práticas!

Feliz 2024!