Maker Space: espaço de estimulação e mão na massa
28 de Abril, 2023
A educação infantil é uma fase muito importante na vida da criança, é o momento em que se pode estimular a criatividade e a parte lúdica. Sendo assim, as aulas maker desenvolvem um papel fundamental na construção da aprendizagem. Para o Anglo Morumbi, a implementação do espaço maker na educação infantil é muito importante para a construção do conhecimento do aluno através de uma aprendizagem ativa. O universo maker é um espaço lúdico, criativo e muito dinâmico. Nesse sentido, é um lugar para o aluno colocar a "mão na massa" se tornando protagonista do seu próprio conhecimento. Nesse sentido, esse espaço permite desenvolver a autonomia, fazendo com que o aluno amplie os conteúdos trabalhados em sala de aula por meio da prática, partindo de um desafio ou situação, levando-o a criar, a prototipar, a testar e a solucionar. Dessa forma, o aluno desenvolve sua criatividade, estimula a inventividade e potencializa as habilidades manuais.
Na cultura maker a figura do professor é muito importante para a mediação das atividades e para a segurança do aluno no manuseio dos recursos, porém o professor maker dá espaço para que o aluno seja o agente principal da sala de aula. Assim, o aluno tem a oportunidade de participar de forma mais ativa. Nesse movimento, as aulas maker da educação infantil não necessitam de grandes recursos, podem e devem usar recursos acessíveis, como por exemplo lidar com ingredientes, materiais recicláveis para a criação de brinquedos, preparo de receitas, pinturas, argilas, elementos da natureza, materiais não estruturados, contação de histórias entre outros. Esses são alguns de muitos exemplos que podem ser inseridos nas aulas maker. A ideia do "faça você mesmo", "coloque a mão na massa" é indispensável na educação infantil mostrando que os alunos podem construir, reinventar, planejar e errar também, e está tudo bem, pois faz parte de todo o processo.