Fim das férias: Retomando a rotina escolar!

16 de Janeiro, 2024

Com o fim das férias escolares, é natural que as crianças tenham dificuldade em retomar a rotina escolar. No entanto, os pais podem adotar algumas estratégias para auxiliar nesse processo e tornar a transição mais suave.

A retomada da rotina escolar após as férias é de extrema importância para o desenvolvimento e bem-estar das crianças. O retorno à escola proporciona não apenas a continuidade do aprendizado, mas também a socialização, o desenvolvimento de habilidades e a estruturação de hábitos saudáveis. Além disso, a rotina escolar oferece um ambiente propício para o crescimento emocional, intelectual e social das crianças, promovendo a interação com colegas e professores, o que contribui para a construção da autoestima e da autonomia.

Seguem dicas para ajudar nessa organização da rotina na volta às aulas:

Conversa prévia:
Antes do retorno às aulas, é importante conversar com as crianças sobre a volta à rotina escolar. Explique a importância da escola e como será o novo horário.

Reorganização gradual: Alguns dias antes do retorno, comece a reorganizar os horários de sono, alimentação e atividades para que as crianças se acostumem gradualmente à nova rotina.

Estabeleça uma rotina: Crie uma rotina diária que inclua horários para estudo, brincadeiras, alimentação e descanso. Isso dará segurança às crianças e as ajudará a se adaptarem mais facilmente.

Envolvimento nas atividades escolares: Mostre interesse pelas atividades escolares das crianças, converse sobre o que estão aprendendo e participe ativamente da rotina escolar.

Incentivo positivo: Reforce de forma positiva a importância da escola e elogie o esforço e dedicação das crianças, criando um ambiente favorável ao retorno às aulas.

Faça as perguntas certas: No retorno para casa ao final da aula, ao invés de questionar a criança se foi tudo bem na escola, pergunte a ela o que foi mais divertido em seu dia, o que ela mais gostou e o nome de um amigo que ela mais brincou naquele dia, isso facilitará a comunicação e a vontade da criança em responder.

Com essas dicas, os pais podem contribuir significativamente para que seus filhos voltem à rotina escolar pós-férias de forma mais tranquila e adaptada. O diálogo aberto, o carinho e o apoio são fundamentais nesse processo de transição. Dessa forma, a volta à escola não apenas reforça o conhecimento adquirido, mas também é essencial para o equilíbrio e o desenvolvimento saudável das crianças.

Dani Prado, coordenadora pedagógica da educação infantil e 1ºs anos.