Festas tradicionais levam multiculturalismo ao aprendizado bilíngue

28 de Junho, 2023

Family Day, Earth Day e outras datas celebradas em países falantes da língua inglesa ajudam estudantes a evoluir o idioma enquanto ampliam repertório cultural.

Assim como as artes, a gastronomia e a moda, a língua falada por um povo é também uma forma de manifestação cultural. É por isso que o processo de aprendizagem de uma língua adicional se torna mais enriquecedor na medida em que o idioma é usado como ferramenta para conhecer melhor os hábitos e costumes de outros povos.

Com a chegada da temporada de festas juninas, e as também apelidadas de "julinas", realizadas em todo o país, o colégio Anglo Morumbi, referência em Educação Básica no Brasil, lembra da importância de datas festivas celebradas em países que falam a língua inglesa como uma oportunidade de enriquecer culturalmente a experiência de aprendizagem de um segundo idioma, além de promover a interação entre os estudantes e a integração com a comunidade escolar.

Graças à parceria firmada com a Cultura Inglesa, por meio da Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa, o colégio Anglo Morumbi, localizado em São Paulo oferece para seus alunos da Educação Infantil, Fundamental Anos Iniciais e Sexto ano um programa intracurricular em inglês que promove a experiência da língua inglesa por meio de vivências culturais, o que inclui celebração de datas comemorativas.

As práticas escolares envolvem o estudo a respeito da história de manifestações artísticas e culturais, bem como atividades interativas e comunicativas para que os estudantes possam concretizar suas aprendizagens. Pela abordagem multicultural do programa, o inglês é um meio para o aprendizado de diferentes culturas.

O cronograma do Anglo Morumbi conta com duas aulas semestrais que contemplam festividades tradicionais. Indo para muito além do eixo EUA-Inglaterra, países falantes da língua inglesa mais tradicionais e já primordialmente contemplados pelos materiais didáticos, a escola inclui no seu calendário celebrações de outras realidades e contextos. Dessa forma, abrange países como Quênia, África do Sul, Austrália, Irlanda e Canadá, e celebrações locais como Family Day ("Dia da Família"), Earth Day ("Dia da Terra"), Youth Day ("Dia da Juventude"), o Harmony Day ("Dia da Harmonia") e o Bloomsday (dia para homenagear o protagonista do romance "Ulisses", do irlandês James Joyce). Além, claro, de incluir comemorações universais, como o World Book Day ("Dia Mundial do Livro").

Assim, por exemplo, no Youth Day os alunos estudam a realidade da África do Sul e conhecem os direitos da infância e da juventude. Eles aprendem que as cores da versão atual da bandeira do país remetem à sua história. Como projeto de aula, os estudantes ainda são convidados a produzir uma bandeira que seja representativa da sua própria classe.

Já no Harmony Day (ou Harmony Week), data comemorada anualmente na Austrália, que tem como principal objetivo a integração de pessoas de diferentes culturas no país, os alunos conhecem e cantam uma canção sobre o respeito às diferenças, fazem a leitura de uma história sobre o assunto e produzem uma "árvore da harmonia" como trabalho coletivo.

Além disso, a Plataforma Bilíngue da Cultura Inglesa ajuda a expandir a experiência presencial por meio de jogos e brincadeiras interativas disponibilizados durante festividades como festas juninas e eventos culturais, permitindo que os estudantes exercitem o idioma em casa e ainda realizem projetos em língua inglesa integrados com outras áreas do conhecimento.

É importante ressaltar que festividades e celebrações complementam uma série de outros projetos educacionais voltados para o multiculturalismo. O conteúdo programático da Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa cobre diversos aspectos de diversidade cultural ao longo do ano escolar, durante algumas das rotinas de aula propostas, como, por exemplo, as atividades de Show and Tell, onde crianças apresentam coisas, objetos e falam sobre eles.

Dessa forma, o programa de aulas oferecido pelo Anglo Morumbi, em parceria com a Cultura Inglesa, transforma a jornada de aprendizagem do inglês num percurso enriquecido culturalmente, além de contribuir para a formação socioemocional de seus jovens alunos.