Feira de Liderança, Inovação e Cultura - EFAF

03 de Novembro, 2020

O termo "protagonismo" aparece inúmeras vezes ao longo da BNCC do Ensino Fundamental - Anos Finais. A intenção evidenciada aqui é que a escola proporcione ambiente, projetos e práticas pedagógicas favoráveis para que o adolescente desenvolva cada vez mais a sua autonomia. Essa autonomia vale tanto para a administração dos seus próprios estudos, quanto para a sua atuação em sociedade e para a construção do seu projeto de vida. (BNCC, 2018, p. 60).
    Tendo como base esta intencionalidade, utilizamos as 17 ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) para nortear os alunos a buscarem o tema do projeto escolhido e colocar em prática todo o protagonismo que vivenciam diariamente.
    O projeto teve início em 03 de agosto, e foi apresentado no dia 24 de outubro, através de um evento no modelo drive-thru. A dinâmica do dia da apresentação foi organizada da seguinte forma: as famílias realizavam um tour de carro por pontos específicos da escola, onde encontravam um totem com um QRCode codificado para acesso a um portal com todos os trabalhos dos alunos.

Tema trabalhado pelos 6ºs anos: Equidade de Gênero e Empoderamento Feminino.
A proposta do projeto foi possibilitar a reflexão e o conhecimento acerca do processo de conquistas de mulheres brasileiras dentro de uma sociedade tão diversa, com suas características políticas, sociais e culturais, assim como demonstrar a importância das mulheres ao longo do tempo e em diversas áreas, até então, dominadas somente por homens.
Depois da introdução do tema e das aulas ministradas pelos professores, os alunos trouxeram relatos em diferentes formatos, tais como: poesias; casos de superação feminina dentro de sua família ou da comunidade; fatos históricos abordados em aula, dentre outras possibilidades. Foi produzido um site com todo o conteúdo construído em cada disciplina e também um kahoot "Você Sabia" com as principais conquistas das mulheres brasileiras.
Os professores mediadores deste projeto foram: Álvaro, Afonso, Bruna, Maria Teresa, Marco Aurélio e Vânia.

7º anos A e B: Trabalho infantil e suas correlações.
Uma vez que não trabalhamos as disciplinas e conteúdos enquanto fins em si mesmos, mas como meio de contribuir para o desenvolvimento pleno do aluno e sua formação para a cidadania, nossa escolha temática foi embasada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 8, da UNESCO, que defende o trabalho decente e o crescimento econômico. Com efeito, procedeu-se a escolha de textos jornalísticos, retirados, preferencialmente, do aplicativo GutenNews, os quais tratavam de temas relacionados ao trabalho infantil, evasão escolar e correlatos, cujo formato apresentava dados estatísticos para realizarmos a tradução intersemiótica dos gêneros textuais.
Os professores mediadores deste projeto foram: Marcelo Cavalcante e Marcelo Chiavassa.

7º anos C e D: Projeto Alimento Amigo
OLHAR
Olhar com amizade,
Olhar com beleza,
Olhar com parceria,
Olhar com empatia,
VAMOS OLHAR A PANDEMIA?

A escolha temática foi pela ODS 12, Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis. Buscamos, com o nosso projeto ALIMENTO AMIGO, nos aproximar e, se possível, ajudar a diminuir as dificuldades impostas por este momento tão diferente. Portanto, nós, alunos do Colégio Anglo Morumbi, nos empenhamos nesta campanha para arrecadarmos o maior número possível de mantimentos com intuito de contribuir para a diminuição da necessidade de muitas famílias, por meio da montagem e distribuição de cestas básicas para famílias necessitadas da cidade de São Paulo.
Por isso, foi pedido para que todas as famílias que pudessem e quisessem participar da campanha, reservassem um momento entre os dias 22 e 24 de outubro de 2020 para passar por nossa escola e deixar a sua contribuição.
O projeto possibilitou que tivéssemos a convicção de que o nosso OLHAR pode ser mais abrangente.
Os professores mediadores deste projeto foram: Gabriel, Edenilson, Matheus, Cláudio e Aline.

8ºs anos: Tecnologia e Cidadania.
Foi um projeto interdisciplinar que reuniu as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Biologia, Física, Cultura Maker, Inglês e Artes. A temática teve como base o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.Os professores mediadores deste projeto foram: Adrian, Rodrigo, Matheus, Álvaro, Cláudia, Victor e Natan.

9ºs anos: "Em busca de sentido" em tempos de quarentena - uma releitura de Viktor E. Frankl.
A proposta do projeto foi uma releitura da obra de Viktor E. Frankl, "Em busca de sentido" realizando uma ligação com o ano pandêmico que estamos vivendo e com a obra "Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes" de Stephen Covey.
A temática está relacionada com Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3: Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Os professores mediadores deste projeto foram: Renan, Leda, Gilson, Anna Cláudia, Fernando e Matheus.
Os trabalhos expostos na Feira de Liderança foram totalmente protagonizados por nossos alunos. As vivências off-line, norteadas pelos pilares Acadêmico, Cultura de Inovação e Socioemocional foram convertidas para o universo digital, e se tornaram a expressão da singularidade do que tem sido o ano de 2020 para todos nós. Esse evento revelou e enalteceu a capacidade de inovação de nossos alunos.

Seja bem-vindo à Feira de Liderança, Inovação e Cultura do colégio Anglo Morumbi!