Escola verde: uma ação necessária para o futuro

24 de Janeiro, 2024

Uma escola verde é mais do que um simples local de aprendizado; é um ambiente que se compromete com práticas sustentáveis, promovendo a consciência ambiental e incorporando princípios ecológicos em sua estrutura e operações diárias. Esse conceito abrange não apenas o aspecto físico do espaço escolar, mas também a mentalidade e os valores que são cultivados entre os alunos, professores e funcionários.

No Colégio Anglo Morumbi, durante nossas aulas nos deparamos com eventos climáticos provenientes da ação humana, as abordagens atualizadas nos mostram o quanto é urgente ações de cuidado com o planeta. A consciência verde é necessária para que dentro da escola possamos formar cidadãos que tenham como meta crucial, cuidarem do planeta para as futuras gerações. Uma escola verde busca reduzir seu impacto ambiental por meio de práticas como a utilização de materiais ecológicos na construção, a instalação de sistemas de energia renovável, o gerenciamento eficiente de resíduos, telhados verdes, painéis solares e sistemas de captação de água da chuva são exemplos de iniciativas que podem ser adotadas para tornar a infraestrutura mais amigável ao meio ambiente.

A educação ambiental é incorporada no currículo do Anglo Morumbi. Isso implica a inclusão de disciplinas que abordam questões ambientais, promovendo a compreensão dos alunos sobre a importância da biodiversidade, das mudanças climáticas e das práticas sustentáveis. Projetos interdisciplinares e atividades práticas também são ferramentas valiosas para envolver os alunos no processo de aprendizado sobre a responsabilidade ambiental.

Horta Escolar e Alimentação Sustentável são práticas já realizadas pela instituição, onde os alunos podem aprender sobre agricultura sustentável e familiar, o ciclo dos alimentos e a importância de escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis. Além disso, a escola já possui parcerias com fornecedores locais e prioriza alimentos orgânicos, promovendo práticas alimentares mais conscientes e apoiando a economia local.

Essa colaboração fortalece os laços entre a escola e a comunidade, criando um ambiente onde a sustentabilidade é valorizada e promovida em nível mais amplo, dando continuidade ao trabalho realizado em nossas aulas.

O estímulo à mobilidade sustentável é outra característica de uma escola verde. Pode-se incluir a promoção de meios de transporte alternativos, como caminhadas, bicicletas ou transporte público. Além disso, a escola pode adotar práticas de redução de emissões de carbono, como campanhas para redução do uso de carros particulares.

Em suma, uma escola verde vai além das quatro paredes da sala de aula, cultivando uma cultura de respeito pelo meio ambiente e preparando os alunos para serem cidadãos responsáveis e conscientes. Ao adotar práticas sustentáveis em sua infraestrutura, currículo e envolvimento comunitário, nossa escola que já possui práticas voltadas para uma escola verde se torna um exemplo inspirador de como a educação pode ser um motor para a construção de um futuro mais sustentável.

Por: Priscila Forcinitto Rossi - Professora do 5º ano