Escola e Família: Parceria que funciona!

31 de Maio, 2023

"A educação de uma criança é feita em conjunto pela família e pela escola. Um precisa andar de mãos dadas com o outro".                                                                                                (Autor desconhecido)

Não dá para falar em sucesso acadêmico sem falar da parceria entre a escola e a família. Quando os pais são participantes ativos no ambiente escolar e na rotina de seus filhos, os alunos se sentem apoiados, reconhecidos e ganham mais segurança, além de ficarem mais motivados para aprender, conforme sugere o artigo da SAE digital.

Família e escola são as principais referências para os alunos e a base para a sua formação humana e acadêmica.

A interação é fundamental para que o aluno perceba que todos estão unidos para ajudá-lo a avançar em suas competências e habilidades; e isso resulta em um engajamento maior do educando, ampliando suas conquistas.

No colégio Anglo Morumbi, essa realidade é bem estruturada. A comunicação clara para com as famílias é um hábito e uma medida eficaz nas questões do cotidiano escolar.

Os pais têm acesso a equipe gestora e acadêmica com muita facilidade e as famílias percebem-se acolhidas e assistidas, facilitando a construção de um ambiente escolar de "trocas" em prol dos desenvolvimentos das habilidades dos alunos.

Para garantir a participação efetiva das famílias, além das reuniões presenciais, o colégio oferece a participação de maneira remota, pois essa troca (família / professores) deve acontecer com frequência, a fim de organizar estratégias de ensino-aprendizagem para o sucesso do aluno.

Os canais de comunicação são pensados para facilitar a participação de todos os envolvidos no desempenho do aluno, pois acreditamos que se os pais interagem de forma contínua, juntos encontrarão soluções para os avanços dos alunos em todo o processo educacional.

Essa prática impacta positivamente no desenvolvimento do aluno, pois as famílias encontram nos professores um aliado e vice-versa.

Seguem abaixo, algumas dicas de como participar mais da vida acadêmica dos filhos:

Participar das reuniões e dos eventos.

Ajudar a fazer o dever de casa;

Se colocar à disposição caso haja algum problema;

Incentivar a criança a estudar;

Dar importância à vida escolar;

Reforçar positivamente as atividades que a criança realiza;

Dessa maneira, acreditamos que a parceria precisa ser renovada e efetiva, utilizando a comunicação como meio de apoio, presença e participação.