Ensinar com jogos: uma aventura lúdica para a aprendizagem de textos normativos

17 de Novembro, 2023

"Sorte: receba 50 reais!". "Revés: pague 30 reais!". "Vou acusar a Senhorita Rosa, com a chave inglesa no salão de jogos!". "Ações em alta, jogue na bolsa de valores." O leitor já deve ter ouvido alguma dessas frases ao jogar uma partida de Detetive, Banco Imobiliário ou Jogo da Vida. Alguns jogos de tabuleiro como esses fazem parte das nossas memórias de vida, desde a infância, quando nos reuníamos com amigos e familiares em volta de uma mesa para rolar os dados, até a vida adulta.

Os jogos, de maneira geral, são uma potencialidade criativa que podem despertar em nós uma série de sentimentos, que vão desde a alegria, o prazer, a satisfação, até a raiva, a frustração e as quebras de expectativas. Se pensarmos ainda no programa "Líder em Mim", adotado pelo colégio Anglo Morumbi, veremos que as partidas de diversos jogos trabalham no sujeito suas lideranças, bem como a colaboração, a proatividade, a escuta, além de auxiliarem na afinação do instrumento.

Eu, professor Aladdin, como fanático dos jogos de tabuleiro e professor de Língua Portuguesa, vi nos jogos de tabuleiro uma ótima oportunidade para nos apropriarmos da leitura e escrita de textos normativos, de uma forma mais lúdica, que levasse os nossos alunos a aprenderem as características desse tipo textual, até mesmo sem se darem conta disso. Então, a fim de estudarmos as características de um texto instrucional/regulamentar/normativo, elaborei e apliquei junto aos alunos do 7° ano do EFAF o projeto "Aprender com Jogos de Tabuleiro", no qual fizemos a leitura e prática das regras de jogos de tabuleiro consagrados na cultura ocidental desde o século passado.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer seis diferentes jogos de tabuleiro. Puderam experienciá-los, sentindo na pele a emoção de cada rodada, vibrando com as perdas e conquistas demarcadas nos tabuleiros. Além disso, os alunos se propuseram a ensinar outros pares a jogarem as coleções do projeto, de modo que pudessem exercitar a prática da interpretação de texto, testando-a na prática.

Para quem já ouviu falar e/ou já jogou algum deles, fizeram parte do projeto, as seguintes coleções: Banco Imobiliário (primeira versão da Estrela); Detetive (primeira versão da Estrela); Dixit (da Galápagos); Jogo da Vida (da Estrela); Scotland Yard (da Grow); e War (primeira edição da Grow).

Com os jogos Banco Imobiliário e Jogo da Vida, os alunos trabalharam o poder de decisão sobre as finanças, traçando estratégias com seu dinheiro para não irem à falência. Com Detetive e Scotland Yard, nossos pequenos exercitaram a prática da investigação, da lógica e do teste de hipóteses formuladas a partir de pistas. Dixit nos ensina a explorar a criatividade, por meio do texto verbal e não-verbal. E, por fim, o famoso War - o jogo da estratégia - ajuda o brincante a buscar soluções estratégicas para conquistar seus objetivos.

No primeiro momento do projeto "Aprender com Jogos de Tabuleiro", os alunos foram distribuídos em seis grupos, e essas equipes fizeram a leitura das regras de cada jogo, bem como o reconhecimento de cada material (tabuleiros, pinos, dados, peças etc.). Além disso, eles puderam assistir a vídeos e outras mídias, para que fixassem bem todas as instruções para um bom andamento das partidas. Após a leitura do texto de regras e reconhecimento do material, as seis equipes partiram para a aventura, fazendo suas jogadas. Foram momentos de muita descontração, alegria, sinergia e muita aprendizagem.

Na Mostra LIC do colégio, ocorrida no mês de outubro de 2023, os alunos dos 7os anos tiveram como mote a ODS número 12 da ONU (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12: Produção e Consumo Responsáveis). Seus trabalhos, de maneira geral, versaram a respeito da sustentabilidade. Nessa mostra, nossos alunos demonstraram seu envolvimento, elaborando uma série de trabalhos e experiências sensoriais que visavam à conscientização a respeito do consumismo exacerbado, que gera uma grande quantidade de lixo no planeta.

Então, como parte componente do projeto "Aprender com Jogos de Tabuleiro", as seis equipes de alunos de cada turma elaboraram um jogo de tabuleiro (incluindo a escrita do texto normativo), para apresentá-lo ao público no dia do evento. Fizemos um grande Salão de Jogos, onde as famílias e amigos puderam experimentar as invenções de nossos alunos, jogando seus dados e aprendendo a consumir de forma responsável, respeitando a natureza.

Nessa jornada empreendida pelos alunos do 7º ano do EFAF, pudemos juntos experienciar uma série de sensações. Esse é o poder dos jogos. Divertir. Instigar. Ensinar. Eles podem despertar no brincante até mesmo os seus papéis de liderança, e auxiliar na prática dos 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. No Anglo Morumbi é assim... Cada dado, cada cartinha, cada pecinha, nada está solto. Tudo está amarrado em prol do processo de ensino-aprendizagem, para que possamos juntos, alunos, professores e famílias, alcançarmos nossos objetivos de forma responsável, consciente, e por que não, lúdica e irreverente.

Prof. Aladdin (Carlos Rizzo)