Construção de modelos respiratórios

06 de Agosto, 2020

Aproveitando o conteúdo programático dos 8º anos, sistema respiratório, e a necessidade de conhecer melhor os processos que envolvem respiração e Covid-19, estimulamos um olhar mais atento, com o objetivo de utilizar a metodologia ativa na construção do conhecimento.

Foi postado no classroom três tutoriais que explicam como montar um pulmão artificial, um pulmão inflável e uma máscara de proteção individual. Cada aluno deveria escolher um tutorial, fotografar os materiais utilizados, construindo o trabalho e o trabalho pronto.

Além dos interessantes trabalhos enviados, recebemos feedbacks que validaram o quanto a metodologia ativa envolve e traz efetivos aprendizados. Houve inclusive a participação de pais nesse trabalho.

Pedagogicamente, estamos vivendo tempos em que há a necessidade de buscarmos novas formas de avaliar nossos estudantes, a partir de uma construção ativa do aprendizado.