Conscientizando Pais sobre a Nomofobia e Atitudes para Ajudar os Filhos no Dia a Dia

26 de Julho, 2023

Você sabe o que é nomofobia? Descubra como ajudar seus filhos a superar esse problema e aproveite as férias para melhorar suas atitudes antes do retorno às aulas.

A nomofobia, ou o medo irracional de ficar sem o celular ou desconectar-se da internet, tem se tornado uma preocupação crescente na sociedade moderna. Cada vez mais crianças e adolescentes estão sofrendo com os efeitos negativos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos. Como pais, é fundamental entender esse fenômeno e adotar atitudes que auxiliem nossos filhos a superar essa manifestação no dia a dia.

O coordenador do Ensino Médio do Colégio Anglo Morumbi, Júlio Caballa, selecionou cinco atitudes que os pais podem tomar para ajudar seus filhos a enfrentar a nomofobia e começar a melhorar durante as férias, evitando prejudicar o retorno às aulas:


Diálogo aberto e empático: Crie um ambiente seguro para que seus filhos possam compartilhar suas preocupações e desafios relacionados ao uso de dispositivos eletrônicos. Esteja disposto a ouvir sem julgamentos, demonstrando empatia e buscando entender as razões por trás de seus comportamentos.


Estabeleça limites saudáveis: Defina regras claras em relação ao tempo e à forma de uso dos dispositivos eletrônicos. Estabelecer horários específicos para o uso, bem como limites de tempo diário, ajudará seus filhos a encontrar um equilíbrio saudável entre a vida online e offline. Promova atividades offline: Incentive e participe de atividades que envolvam o uso criativo do tempo fora das telas. Passeios ao ar livre, jogos de tabuleiro, leitura, esportes e outras formas de entretenimento offline podem ajudar a diversificar os interesses de seus filhos e reduzir a dependência dos dispositivos eletrônicos.


Modelo comportamentos saudáveis: Seja um exemplo para seus filhos. Demonstre um uso equilibrado e consciente de dispositivos eletrônicos. Evite passar muito tempo em frente às telas quando estiver em família e mostre que é possível desfrutar de momentos de qualidade sem depender excessivamente da tecnologia.


Estimule a criatividade e o pensamento crítico: Incentive seus filhos a explorar atividades que estimulem a criatividade e o pensamento crítico. Brincadeiras que envolvam o uso da imaginação, como desenho, música, escrita ou até mesmo projetos manuais, podem ajudar a desenvolver habilidades essenciais e reduzir a dependência dos dispositivos eletrônicos.


Para o coordenador Júlio Caballa, durante as férias, é o momento propício para aproveitar o tempo livre e implementar atitudes e promover um ambiente equilibrado e saudável. Planejar atividades em família que não envolvam o uso excessivo de tecnologia e explorar novos hobbies e interesses com seus filhos, incentivarão a diversificação de suas experiências.

Lembre-se de que a mudança de hábitos leva tempo e paciência. Ao adotar essas atitudes, esteja preparado para enfrentar resistência inicial de seus filhos. No entanto, mantenha-se firme e persista na promoção de um ambiente propício ao bem-estar e à superação da nomofobia.

As férias são uma excelente oportunidade para estabelecer uma base sólida e iniciar a jornada de melhoria antes do retorno às aulas. Ao conscientizar-se sobre a nomofobia e adotar atitudes positivas, os pais desempenham um papel fundamental na ajuda aos seus filhos a encontrarem um equilíbrio saudável entre o mundo digital e o mundo real.

Juntos, podemos construir uma relação consciente e saudável com a tecnologia, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.