Competências socioemocionais para o Ensino Médio

09 de Fevereiro, 2023

Cada vez mais, sentimo-nos sem tempo, com a vida corrida. Inclusive, essa sensação tem começado cedo. É possível que você já tenha ouvido essa queixa de seu/sua filho/filha, certo?

Recebemos diariamente uma sobrecarga de estímulos complexos e, muitas vezes, falta espaço para refletirmos, processarmos e integrarmos essa infinidade de informações, o que gera dificuldades para compreendermos nossas necessidades e nossas escolhas.

Com rotinas tão cheias, falta tempo para desenvolver vínculos com o outro e aprofundar nossa clareza pessoal de propósitos e valores.

Com isso,

1. Automatizamos pensamentos, ações, relações e sistemas;
  2. Superficializamos conversas internas e externas;
  3. Desconectando-nos, nos separamos, julgamos e nos sentimos isolados;
  4. Cultivamos referências distorcidas de sucesso e de felicidade.

Ser adolescente, nesse contexto de mundo, é ainda mais desafiador!

• Intensificação das emoções e desconexão com a própria identidade;
  • Busca por independência, liberdade e autenticidade;
  • Busca por pertencimento, aprovação social e aceitação;
  • Falta de ferramentas e espaços seguros para lidar com as emoções;
  • Comparação, incertezas, insegurança e autoconfiança abalada.

Para apoiá-los em seus processos de autoconhecimento e de transformação de identidade, precisamos oferecer espaços seguros de reflexão e de descoberta de si mesmos.

E é isso que o Colégio Anglo Morumbi tem feito em parceria com a HUMANA Educação ao longo da trilha de desenvolvimento Flow: construindo espaços em que nossos jovens consigam explorar suas próprias emoções e compreender melhor os caminhos que querem seguir.

O Flow é um programa de desenvolvimento de competências socioemocionais construído para apoiar cada jovem a ser sua versão mais potente e brilhante e a trilhar uma jornada de sucesso e felicidade.

Para isso, o programa da HUMANA Educação desenvolve as competências e habilidades essenciais para:

• Adolescer com saúde no mundo contemporâneo;
  • Ser um profissional brilhante no presente e no futuro do mercado de trabalho;
  • Transformar o mundo (as competências trabalhadas são as mesmas das maiores personalidades do século!)

Afinal…

Mais que sobreviver, desejamos que eles vivam vidas felizes e saudáveis.

Mais que inteligentes, queremos que eles sejam sábios.

Mais que aprovados, é importante que eles se sintam realizados.

Tudo isso é feito por meio de uma metodologia inovadora e comprovada, que engaja e mobiliza por se conectar com a realidade do adolescente. Nos workshops, o jovem tem espaço para se expressar, se divertir, se emocionar, refletir e ser protagonista do próprio aprendizado.

Confira alguns dados e depoimentos espontâneos trazidos por estudantes que vivem o processo:

94% dos alunos afirmam que os workshops possuem uma intimidade, vulnerabilidade e sinceridade que não encontram em outros ambientes;

89% dos alunos afirmam que os workshops foram um espaço de reflexão e compartilhamento importante durante momentos difíceis;

93% dos alunos afirmam que os workshops ajudaram a lidar com seus maiores desafios pessoais.

Para preparar nossos jovens para serem suas versões mais potentes e brilhantes - agora e no futuro profissional -, conte conosco!

Colaboração por HUMANA Educação