Como lidar com a ansiedade na quarentena?

25 de Setembro, 2020

O mundo todo tem passado por um momento diferente, há tempos não vivido. Alunos estão se adaptando a novas formas de aprendizagens, pais trabalhando de casa, muitos perdendo empregos e ainda o distanciamento social, que nos impede de ter contato físico com quem amamos.

Quantos sentimentos nos permeiam frente a tudo isso? Muitos, mas hoje vamos falar sobre a ansiedade, que talvez seja o mais sentido no momento. A ansiedade é um sentimento de tensão, uma preocupação intensa além do medo do desconhecido, daquilo que não sabemos o que pode acontecer e que gera um grande desconforto.

Mas como lidar com ela? Segue algumas dicas importantes:
1ª - Tire um momento do dia para fazer coisas que você goste, se distraia, leia um livro, ouça uma música, assista um filme ou uma série, pois assim você tira o foco daquilo que te preocupa.
2ª - Faça exercícios físicos. A prática dos exercícios físicos auxilia no controle da ansiedade e causa um efeito relaxante. Isso é importante principalmente nesse momento que temos ficado muito tempo em casa sentados em frente ao computador.
3ª - Mantenha uma boa rotina de sono. Você já percebeu que quando dorme mal no dia seguinte a sua atenção e memória parecem estar mais comprometidas? Isso acontece porque no momento do sono o nosso cérebro limpa as informações que não precisam ser armazenadas e abre espaço para novas informações. Além disso quando dormimos mal podemos ficar mais irritados, o que tende a aumentar ainda mais o sentimento de ansiedade.

Se você sentir ansiedade excessiva, com sintomas físicos como frequência cardíaca elevada, respiração rápida, dor no peito, não deixe de procurar um médico ou profissional de saúde mental para dar todo suporte necessário.

Vamos passar por essa juntos. Nossa escola está onde está cada um de nós.

Renata Moraes
Orientadora educacional do ensino médio