Combate à obesidade infantil na escola

21 de Junho, 2023

Há um crescimento da obesidade infantil no mundo todo e principalmente no Brasil. Três em cada 10 crianças estão acima do peso.

Maus hábitos alimentares, substituição de atividades aeróbicas por sedentárias e bombardeio midiático de consumo poderiam ser considerados como alguns fatores causadores. Para motivar a eliminação de maus hábitos alimentares e combater o sedentarismo é que criamos, no Anglo Morumbi, na Educação Infantil, um Programa chamado Vida Saudável.

A obesidade é caracterizada pelo grande acúmulo de gordura corporal, que ocasiona uma série de agravantes como doenças crônicas (hipertensão, problemas no fígado, diabetes), sedentarismo, distúrbios psicológicos e uma geração sem qualidade de vida.

Segundo John Locke "o homem nasce como se fosse uma folha em branco", não vem com maus hábitos. Portanto, está em nossas mãos que elas levem bons hábitos para o resto de sua vida. As crianças substituíram as brincadeiras ao ar livre e os esportes por celulares, videogames, computadores, o que gera o sedentarismo infantil. Além disso, os alimentos industrializados passaram a ser mais escolhidos devido à falta de tempo, de praticidade e dos apelos na mídia da indústria alimentícia.

Devemos ensinar as crianças, desde a primeira infância, sobre a importância de escolherem alimentos saudáveis, de se movimentarem e de criarem brincadeiras não virtuais que desenvolvam a imaginação e promovam a socialização.

Para buscar uma mudança, precisamos motivá-las a isso.

Por isso, criamos um projeto aqui no colégio Anglo Morumbi, na Educação Infantil, que incentiva a melhoria da educação alimentar e a prática de atividades físicas utilizando-se de brincadeiras novas e divertidas para motivar as crianças.

Brincadeiras que levam o conhecimento de um modo lúdico e intrínseco, motivando-as a utilizá-lo na escolha da alimentação e da atividade.

Conseguimos elaborar brincadeiras onde eles aprendem a gostar e a diferenciar os alimentos que devemos comer bem e os alimentos que podemos comer pouco. Também desenvolvemos brincadeiras para termos um prato colorido e saudável e jogos onde usamos a competição e a imaginação para valorização de frutas e legumes na alimentação.

Com relação à atividade física desenvolvemos um projeto, uma missão que incentiva o desenvolvimento da imaginação, criamos um objetivo juntos e o desenvolvemos durante as aulas de educação física a fim de tornarmos esse hábito mais divertido e mais efetivo.

Portanto, para combatermos a obesidade infantil é imprescindível diversificar o entretenimento infantil e termos uma alimentação balanceada. Dessa forma, estaremos ajudando, juntamente com as famílias, a tornar a vida das nossas crianças mais saudável e mais divertida.