Colégio Anglo Morumbi investe em diferenciais para a educação infantil

02 de Março, 2023

No começo do ano os pais dos pequenos estudantes precisam tomar muitas decisões. Coloco ou não o meu filho na escola? Quais são os prós e contras? Como escolher a escola? Essas decisões impactam de forma definitiva a trajetória educacional e intelectual da criança. E, para responder essas perguntas, ouvimos a coordenadora pedagógica da educação infantil do Colégio Anglo Morumbi, Daniela Prado.

Com mais de 20 anos de experiência na área, Daniela explica que frequentar a escola na primeira infância traz diversos benefícios. "A criança passa a ter acesso a um espaço físico adequado às suas necessidades, em um ambiente organizado, acolhedor e empolgante. Há atividades que estimulam o desenvolvimento da criança em todos os aspectos. Além disso, elas aprendem a se relacionar. O convívio social é o principal ponto de atenção", explica

Mesmo para aquelas crianças que só conviveram com familiares desde o nascimento, é possível notar avanços no comportamento já nas primeiras semanas de escola. "Mesmo que muito pequena, ela aprende a se relacionar mais rápido. Por exemplo, aprende a esperar sua vez, respeitar alguns limites, a dividir, a entender que nem tudo acontece da forma como ela espera, a se relacionar com adultos e outras crianças. Aos poucos, a nomear suas emoções para que cresça de maneira saudável. Fora isso, pode-se notar o desenvolvimento pedagógico e físico", analisa Daniela.

A evolução que acontece na escola tem reflexões em casa, já que a equipe atua como parceira dos pais diante de tudo que acontece no dia a dia da criança na escola. Aqui estão incluídas coisas simples e primordiais aos pequenos, como ampliar o paladar e fazer o desfralde. "Na escola ele verá os amigos comendo alimentos que, por vezes, ele nunca experimentou em casa e pode começar a gostar. Já o desfralde é um momento muito importante na vida da criança. Esta fase requer dos envolvidos muita paciência para garantir que o processo aconteça de forma tranquila", exemplifica a coordenadora pedagógica.

Diferenciais que ficam para a vida

No Colégio Anglo Morumbi, além da atmosfera acolhedora criada para pais e alunos pelos profissionais, existem diferenciais pedagógicos que podem impactar a trajetória das crianças até a fase adulta. A principal novidade deste ano é a Sala Maker para crianças pequenas.

Trata-se de um espaço para que os alunos construam conhecimento a partir de conceitos trazidos pelos professores e aplicados a partir das experiências das crianças. Esta habilidade de buscar soluções e inovações, por exemplo, tem sido muito demandada pelo mercado de trabalho pautada por desenvolvimento de tecnologia.

A escola manteve para 2023 seus principais diferenciais na educação infantil: a parceria com a Cultura Inglesa, que oferece uma plataforma bilíngue já para crianças a partir de 3 anos; uma auxiliar para cada sala de aula, ou seja, existem pelo menos dois profissionais acompanhando as turmas; e a musicalização, que estimula o interesse a familiariza as crianças com instrumentos musicais.

Colaboração de Lupacom Comunicação