Ciências e inovação: uma nova abordagem da disciplina

21 de Dezembro, 2021

Nos dias de hoje, temos cerca de 136 vacinas em estudo no mundo todo, focadas em um único objetivo: barrar o novo coronavírus. Com o início da pandemia no Brasil, as reportagens de jornais carregam diariamente expressões como EPIs, vacinas, medicamentos com ou sem comprovação científica. Todos esses temas têm em comum a valorização da ciência. Para nós professores, além de aproveitar os assuntos científicos que estão sendo amplamente abordados na mídia, usar o contexto atual também pode ser uma forma de diversificar o tipo de conteúdo ao qual crianças e adolescentes têm acesso durante as aulas à distância. Incentivar a autonomia e estimular o interesse por disciplinas e conteúdo que envolvam as ciências deve ser feito, a partir de atividades práticas, nas quais os conceitos teóricos são explicados de maneira simples. Nosso desafio foi unir a utilidade das ferramentas tecnológicas e o prazer de estar em frente à tela do computador - trabalhar o assunto em alta, potencializar as aulas, estimular os estudantes, incentivar o aprendizado de ciências de forma mais extrovertida. Um exemplo de aula de ciências digital, foi o desafio Edex, no qual o aluno era protagonista do seu invento com uma apresentação, usando um vídeo (curta de 1 minuto) explicativo do funcionamento de um motor a vapor.

As aulas digitais tomaram forma e ditaram um novo paradigma na educação do mundo, como exemplo, a apostila que se tornou digital e as atividades ficaram mais interessantes e interativas, com um retorno gratificante do jovem cientista.
O colégio Anglo Morumbi tornou a aula digital de ciências possível, pois investiu fortemente em equipamentos tecnológicos para a equipe docente e discente. Este envolvimento de toda comunidade escolar é um grande passo para o ensino do futuro. Toda essa vivência, que gerou e gera muitas experiências significativas para nossos alunos, coloca em prática nosso pilar de cultura de inovação.

Edenilson Jerônimo é professor de Ciências, Fundamental Anos Finais no Colégio Anglo Morumbi