Cidadania Digital

31 de Agosto, 2020

Em uma sociedade, é importante que todos os indivíduos tenham consciência dos seus direitos e deveres para que o convívio com o próximo seja o mais positivo possível. Nas últimas décadas, com a expansão de acesso à internet e, sobretudo nos últimos anos, com as redes sociais, precisamos também cumprir com normas que regem uma boa experiência no ambiente virtual. Da mesma forma que corremos certos riscos no nosso dia a dia no espaço físico, precisamos nos atentar também com possíveis armadilhas enquanto navegamos na web. Portanto, é importante tratarmos deste assunto também com as crianças, que desde pequenas, já se expõe a internet de alguma forma. 
O Google possui um programa chamado Seja Incrível na Internet, que visa auxiliar as crianças e suas famílias a aprenderem sobre como aproveitar o melhor da internet de forma segura, consciente e muito divertida! Um dos componentes desse programa é o jogo Interland, onde o jogador precisa passar por quatro cenários onde, em cada um deles, vai ser apresentada uma maneira de ser incrível na internet, como por exemplo: sendo gentil na internet e combatendo o cyberbullying; em reconhecer ameaças de hackers e phishers; em não se tornar um compartilhador de conteúdo compulsivo; como proteger seus dados de forma eficiente. 
Apesar do forte discurso de que as crianças de hoje são "nativas digitais", muitas das vezes elas não reconhecem uma ameaça em potencial, ou acabam se expondo a outros riscos de maneira desnecessária, por imaturidade e ingenuidade. Portanto, uma forte ferramenta para proteger as crianças e adolescentes é o diálogo. Com uma relação de confiança, eles se sentem seguros para pedirem ajuda quando estiverem em uma situação desconfortável, mesmo no meio virtual.