Aulão de Atualidades - Guerra Russo-Ucraniana

07 de Abril, 2022

Um dos momentos mais marcantes do meu Ensino Médio foi quando, ainda no segundo ano, comecei a conhecer os campus universitários. Passar por esse tipo de evento é fundamental para o processo de escolha do curso na faculdade, bem como a descoberta da vocação de cada um. Entendo ser um dos papéis da escola promover essa descoberta para seus estudantes. Cada vez mais o Ensino Médio tem se mostrado um rito de passagem para a vida adulta acadêmica. Com as novas resoluções e reformulações, o Novo Ensino Médio caminha para essa tarefa. No dia 29 de março tive a oportunidade de participar de um desses momentos. Juntamente com nossos queridos alunos do Ensino Médio do Anglo Morumbi, fomos conhecer as estruturas e propostas da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Foi uma tarde de muito aprendizado e descobertas de como o curso universitário pode proporcionar, quando escolhido com base na vocação pessoal, proporcionar uma verdadeira mudança de paradigma e destino pessoal/profissional.

Com o mote "A Guerra Russo-Ucraniana", nossos alunos foram apresentados ao curso de Relações Internacionais, bem como à toda estrutura da ESPM. Tivemos a oportunidade de realizar uma palestra sobre a situação atual, conduzida por mim e pelo Prof. Dr. Gunther Rudzit, titular da cadeira de Relações Internacionais e Geopolítica daquela instituição. Experimentar o ambiente universitário, para quem está no caminho de escolher um curso que se ajuste à sua vocação, sempre será algo marcante e, por vezes, definidor para o futuro acadêmico e profissional do estudante. Poder ouvir outras vertentes de raciocínio e retórica, em linguagem, por vezes, diferentes do dia a dia da sala de aula do Ensino Médio, desperta para a realidade do futuro que se mostra em breve. Que possamos proporcionar mais experiências como essas para nossos alunos do Ensino Médio.

Por Professor Eduardo Baez