Atividades significativas: experiências concretas na educação infantil

09 de Agosto, 2023

Para abordar esse tema é fundamental conhecer a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). A BNCC é um documento que determina as competências e habilidades de aprendizagem essenciais para os alunos em todas as etapas da educação básica.

Esse documento foi criado para garantir que os estudantes de todo Brasil tenham o direito de aprender conhecimentos essenciais para o aluno do século XXI.

A educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os 6 anos de idade, nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

Nessa fase a criança tem direitos de aprendizagens e desenvolvimento que são: Conhecer; Brincar; Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se. Pensando nesses conceitos, o professor precisa planejar atividades que abordem e respeitem todos os direitos.

A geração atual, desde a sua primeira infância, já exige abordagens mais significativas para o processo de ensino aprendizagem, uma metodologia que faça sentido e leve significado até as crianças.

Dessa forma o professor é fundamental. Ele é responsável por organizar e propor as experiências de aprendizagem, tudo isso feito com intencionalidade; selecionando material, organizando o ambiente, estimulando a investigação e o protagonismo do aluno.

Aqui, no colégio Anglo Morumbi, nosso aluno é um ser criativo, que questiona, observa, levanta hipóteses, faz julgamentos, assimila valores e constrói conhecimentos a partir da ação e interação social.

É de suma importância que o docente leve em consideração a curiosidade, o interesse investigativo e o conhecimento prévio de cada criança, para que, dessa forma, possa transformar tudo isso em aulas mais significativas e prazerosas.

Em sala, é nítido perceber que quando as atividades são baseadas no interesse das crianças, respeitando a curiosidade e voltada para vivências concretas, o aprendizado se torna prazeroso e eficaz.

No nosso colégio pensamos na criança como um ser único, respeitamos a individualidade, estimulamos de forma criativa e concreta. Sabemos que é nessa fase que o ser humano desenvolve as habilidades psicossocial, cognitiva e das conexões neurais, junto com a consciência da existência de regras, aspectos esses fundamentais para formação do adulto.