Atenção estudantes! Confira seis dicas para encarar o ENEM neste domingo

25 de Novembro, 2021

Professor do Colégio Anglo Morumbi diz que os alunos precisam se preparar física e emocionalmente para a prova

Faltando poucos dias para o segundo dia de provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o maior desafio dos estudantes é controlar a ansiedade e fazer a última revisão do conteúdo. Como se não bastassem a pandemia e as dificuldades do ensino à distância, o ENEM virou alvo de uma disputa política nos últimos dias. Para os alunos, porém, a principal recomendação é manter foco total na prova e esquecer as polêmicas. Com 20 anos de experiência junto a alunos do Ensino Médio, o professor de Química e Coordenador Pedagógico do Colégio Anglo Morumbi, Fábio Marçal Agostinho, recomenda deixar de lado os problemas externos. "Vamos deixar a política com os políticos. Os estudantes precisam se preocupar com o conteúdo e em se preparar física e emocionalmente para a prova", aponta. Apesar de o ENEM ter absorvido muitas características dos vestibulares tradicionais, o foco é avaliar o desempenho dos alunos nos três anos de Ensino Médio. Por isso, a chave para o sucesso na prova é a certeza do trabalho desenvolvido pelo estudante durante esse período. "Tanto o ENEM quanto os vestibulares não privilegiam alunos com sorte. Eles precisam estar conscientes de que fizeram a parte deles, que se prepararam e estudaram. Agora é a hora de colocar em prática", explica o professor, que compartilhou seis dicas essenciais para os candidatos chegarem aos locais de prova prontos para o melhor resultado. Confira!

1 - Confie no seu trabalho Muitos alunos que performam bem nos simulados acabam não repetindo o resultado na hora da prova por nervosismo. Confie no trabalho que você fez durante os três anos de Ensino Médio quando abrir o caderno de questões.

2 - Consulte o histórico Para aproveitar as últimas horas de estudo, prefira os assuntos que foram abordados com frequência em edições anteriores do ENEM, já que existe a possibilidade de serem retomados.

3 - Relaxe na véspera Durma bem e se alimente bem. O ENEM exige preparo físico dos alunos. Serão 5h de prova no segundo domingo. Estar descansado e bem alimentado é primordial para ter um bom desempenho.

4 - Fique com quem encoraja Na véspera do exame, procure se cercar de pessoas que você ama, que inspiram confiança e que possam transmitir tranquilidade.

5 - Controle a ansiedade A ansiedade pode levar aos lapsos de memória, o famoso "branco". Se isso acontecer, procure se acalmar, lembre-se das horas de estudo que dedicou à preparação para este momento e retome a prova.

6 - Comece pelas questões fáceis Começando pelas perguntas que tem facilidade para responder, o estudante fica mais confiante para encarar o resto da prova.