As crianças chegaram ao 2º ano do Ensino Fundamental. E agora?

25 de Fevereiro, 2022

Por Daniella Marraccini

A transição escolar do 1º ano para o 2º ano do fundamental despertará um misto de preocupação e alegria tanto nos alunos quanto nas famílias. Desde a educação infantil, nossos alunos em sua trajetória escolar, ampliaram seu repertório cultural e tiveram que lidar diversas vezes com mudanças de rotinas, passaram a conviver com novos amigos, novos professores e novos espaços. Em cada conquista, tiveram uma vitória; e, em cada desafio, um grande aprendizado. É muito importante que o aluno e os familiares percebam que todos serão acolhidos e respeitados em seu desenvolvimento, individualidade e particularidade; porém, agora, estão no tão esperado "prédio grande". Mesmo com a mudança de prédio, a criança continuará sendo criança após ingressar no segundo ano. Os momentos incríveis e mágicos do colégio continuarão acontecendo e o lúdico não deixará de existir. Pelo contrário, o lúdico será uma ferramenta constante e muito utilizada nos laboratórios e durante a construção da aprendizagem escolar.

Por isso, a parceria entre a família e a escola é muito importante para que essa transição seja feita de forma leve, agradável e feliz. Além do conteúdo pedagógico, é essencial que nossas crianças possam aprender a maior e mais importante lição: que mudanças acontecerão durante toda a vida, irão desbravar a cada ano novos espaços, conhecer novas professoras, estar ao lado de novos amigos e, mesmo que isso no início pareça um pouco mais difícil, estamos aqui para garantir que todas elas serão superadas e vividas com tranquilidade e com confiança, pois esse será o resultado de muito sucesso hoje, amanhã e sempre!