Artes e sua importância na formação das crianças

29 de Agosto, 2022

Antes de uma criança falar, ela canta. Antes dela escrever, ela desenha. Assim que fica de pé, a criança dança. Arte é fundamental para a expressão humana." Essa frase da atriz Phylicia Rashad nos faz perceber o quanto a arte está presente em nosso cotidiano desde os primeiros meses de vida. Ao contrário do que a grande maioria pensa, as atividades artísticas, como pintar, desenhar, recortar e modelar desenvolvem muito além da coordenação motora. Elas desenvolvem a percepção, a sensibilidade, a observação, a criatividade e o conhecimento. O contato com a arte na infância possibilita o desenvolvimento cognitivo por meio de pequenos estímulos que facilitarão a aprendizagem formal na escola. Nas aulas de Arte, os alunos exercitam a sua capacidade de criar e de expressar suas emoções e pensamentos. Por intermédio da experimentação de diferentes materiais, a criança aumenta o seu repertório e as possibilidades de criação, descobrindo muitas vezes habilidades que estavam adormecidas.

Independente da atividade a ser realizada, é importante dividi-la em três momentos: O primeiro é o do conhecer, quando a criança aprende pela observação de imagens. O segundo momento é o fazer em que se vivencia o que aprendeu de forma lúdica, desenvolvendo sua percepção e sua criatividade. 3. E o terceiro momento é o de apreciar a sua produção e dos colegas, desenvolvendo assim a sensibilidade. É muito importante respeitar a criação dos pequenos! O senso de estética nessa fase não deve ser definido pelos adultos. Precisamos compreender que a criança é um ser em formação, por isso, censurar pode fazer com que ela se feche e pare de criar genuinamente. Crescer com arte ajuda o ser humano a compreender o seu mundo interno e o mundo que nos rodeia, formando assim, adultos mais felizes.

Professora Silmara Gualtieri é docente de Educação Artística para o Fundamental Anos Iniciais, de 2º ao 5º ano no Colégio Anglo Morumbi

Matrículas abertas, clique aqui