Aprendizagem baseada em projetos

11 de Maio, 2023

Olá! Meu nome é Eduardo Montesano e estou lhe convidando para refletirmos juntos sobre uma ferramenta educacional muito bacana! Essa metodologia tem ganhado cada vez mais espaço na educação brasileira e promete revolucionar a forma como os estudantes aprendem. Neste artigo, vamos explorar esse método tão interessante e analisar um exemplo prático de aplicação. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é um modelo educacional que se concentra no desenvolvimento de habilidades e competências do aluno, ao invés de simplesmente adquirir conhecimento. Atualmente o conhecimento é sim importante, mas não precisamos mais das tão nostálgicas enciclopédias para consegui-lo, bastando alguns toques no buscador de sua preferência. O estudante tem fácil acesso ao conteúdo, mas será que faz ideia de como usá-lo? E se souber usá-lo será que o fará de forma ética? Ou como poderá relacionar este conhecimento ou técnica em outras situações? Cabe a nós educadores proporcionarmos estes contextos! Em um ambiente de aprendizagem baseado em projetos, os alunos são incentivados a trabalharem em grupo, a serem criativos e inovadores, a pensarem criticamente e a resolverem problemas, aprendendo de forma ativa e tornando-se protagonistas no processo de aprendizagem. As habilidades socioemocionais também podem ser estimuladas através desta metodologia, uma vez que foi possível estimular a liderança, argumentação e comunicação.

Aprendizagem significativa é aquilo que o aluno retém e compreende de uma experiência de aprendizagem, de forma a poder aplicar esse conhecimento no futuro. É importante que os alunos se sintam envolvidos e motivados para aprender, e é exatamente isso que a abordagem baseada em projetos oferece. Eles também aprendem sobre responsabilidade, colaboração e tomada de decisões, o que os prepara para o mundo real.
Aplicação Para esta atividade utilizamos materiais simples como canetas, réguas e moedas. O conteúdo trabalhado com o 7º ano aborda o estudo das máquinas simples, mais especificamente alavancas. Geralmente o conteúdo é trabalhado de forma expositiva e os alunos anotam e realizam os cálculos matemáticos necessários para concluírem os exercícios. Este conteúdo é bastante complexo e abstrato para esta faixa etária, então utilizamos esta metodologia ativa. Aqui no Colégio Anglo Morumbi, os estudantes trabalharam com sinergia, definindo seus papéis e lideranças dentro do grupo e resolveram os 4 desafios propostos utilizando apenas os materiais descritos acima. A cada desafio completado, deveriam observar com atenção e anotar os resultados. Quando todos conseguiram concluir os desafios, elaboraram hipóteses sobre o que foi observado e minha função ao final da atividade foi orientá-los para que chegassem à conclusão sobre a amplificação da força fornecida pela alavanca, comparando esta atividade a outros objetos de nosso cotidiano. Foi uma experiência realmente enriquecedora! Um verdadeiro ganha-ganha.