Alfabetização em foco

19 de Julho, 2023

A vida escolar é composta de momentos que trazem muitas expectativas para os alunos e as famílias desde o primeiro contato da criança com a escola.

Todas as etapas escolares têm as suas particularidades e cada uma delas é um momento especial na vida dos estudantes.

O período da alfabetização não é diferente e pode ser considerado um marco na vida dos alunos, pois saem do ensino infantil para fazer parte do ensino fundamental, passam a ter avaliações com notas, maiores responsabilidades e essas mudanças podem refletir na rotina escolar e familiar, e trazer ansiedade tanto para os alunos, quanto para os pais. Neste momento, muitas dúvidas podem surgir.

Mas afinal, o que é alfabetização?

A alfabetização é o processo de aprendizagem em que são desenvolvidas as habilidades de leitura e escrita.

O início formal da alfabetização se dá no 1° ano e geralmente acontece por volta dos seis anos da criança. De acordo com pesquisas, com esta idade, a mesma já tem prontidão para ser alfabetizada. Porém, o tempo de assimilação de cada criança deve ser respeitado dentro de um grupo, pois esta não ocorre com todas ao mesmo tempo, não devendo ser objeto de comparativos. Pode- se considerar este processo com o de um bebê que está se aproximando do período que começará a andar, por volta dos 11 meses. Tem um prazo predeterminado para que ocorra, mas a ação não acontece na mesma fase cronológica para todas as crianças. Algumas poderão começar a andar antes disso e outras bem depois, pois tem de ser considerado o desenvolvimento neurológico, maturidade, autonomia e estímulo que cada indivíduo recebe.
Quando ocorre a prontidão na alfabetização, a leitura e a escrita fluem de forma natural e uma criança que na semana anterior não lia nada, passa a ler instantaneamente.

Uma das formas mais eficazes de se trabalhar a alfabetização é através de atividades lúdicas, com músicas, jogos, cantigas, entre outras. Estas atividades auxiliam no desenvolvimento da consciência fonológica, reforçando a sistematização dos sons da língua, o reconhecimento de palavras com o mesmo som, a junção de sílabas para formação de palavras, tornando a aprendizagem mais significativa.

A utilização de materiais visuais e concretos, como bater palmas para a criança ter a percepção da quantidade de sílabas da palavra , palitos para quantificar o número de sílabas ou mesmo materiais em que a criança possa manusear, montar, desmontar, criar, devem ser adicionados nas atividades de alfabetização, já que materiais abstratos são de menor compreensão.

Outro recurso importante dentro do processo da alfabetização, é o uso da linguagem oral, pois ele complementa as ações utilizadas pelo professor.

O aluno deve ter oportunidades para expressar-se oralmente e aprimorar a escuta no entendimento de instruções direcionadas. A linguagem oral é o alicerce para adquirir a linguagem escrita.

Esta prática pode ser feita através de assembleias e rodas de conversas na classe. Nestes momentos a criança tem a possibilidade de expressar suas opiniões e pensamentos, assim como aprender a ouvir o que o outro tem a dizer. É importante considerar as ideias apresentadas, para que adquiram autonomia em fazer suas colocações, e sintam-se valorizadas no seu ponto de vista.

O estímulo às práticas de alfabetização tanto da escola, quanto da família é primordial na rotina da criança.

As famílias podem proporcionar à criança, o contato com os livros, leituras feitas pelos pais ou irmãos mais velhos, o uso da tecnologia favorecendo a alfabetização através de aplicativos e jogos educativos ou mesmo brinquedos que auxiliam no desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

Já a escola, além dos recursos mencionados, deverão utilizar todos os seus mecanismos com os materiais pedagógicos necessários, práticas de leitura, vivências literárias, indo de encontro ao direcionamento da BNCC sobre alfabetização, que orienta o professor a estimular a criança a falar e ouvir, realizar atividades lúdicas, construir uma concepção de língua escrita, adquirir familiaridade com os textos e o gosto pela leitura, além de associar a escrita como uma forma de representar a fala.

É importante ressaltar que o desenvolvimento da criança deve ocorrer de maneira integral, partindo de suas próprias vivências e na interação com outras pessoas. Trabalhar habilidades socioemocionais como autoconhecimento, autocontrole, automotivação e relacionamentos interpessoais, devem fazer parte de todo esse processo. Para isso, os alunos devem ser encorajados a lidar com suas emoções, a passar por frustrações e aprender a lidar com elas, a trabalhar a empatia e assim conseguir enxergar o outro, serem resilientes e positivos frente aos desafios, compreendendo que podem passar por situações que ainda não dominam na aprendizagem, mas que estes desafios fazem parte e podem ser superados.

E finalmente, o trabalho realizado na escola com os alunos deve ser feito em parceria com as famílias, pois estas duas instituições se complementam em busca de um mesmo objetivo, visando enriquecer e qualificar o crescimento pedagógico e emocional do aluno, para que a alfabetização aconteça de maneira tranquila e eficaz.