Afinando o instrumento: o aguardado período das férias escolares

01 de Dezembro, 2022

Seja bem-vindo ao novo ano letivo! Foi com essa frase que os alunos iniciaram o ano no Colégio Anglo Morumbi. De lá para cá, eles tiveram muitas vivências como: conhecer um novo colega de turma, fazer uma descoberta acadêmica, aprender a lidar com as diferenças, enfim, muitas situações novas e desafiadoras. Ah, não podemos nos esquecer das rotinas: lições de casa, avaliações, simulados e seminários. Em meio a tudo isso, a rotina familiar continuou acontecendo e, por isso, algumas vezes nem todos conseguiram conciliar tudo, e algo acabou ficando para trás. É quando isso acontece que precisamos afinar o instrumento. Aqui no Colégio Anglo Morumbi, vivenciamos o Programa Líder em Mim - LEM. O programa é alicerçado no Best Seller "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes" de Stephen Covey.  Os 7 hábitos são:

1. Seja proativo;
2. Comece com o objetivo em mente;
3. Faça primeiro o mais importante;
4. Pense ganha-ganha;
5. Procure compreender para depois ser compreendido;
6. Crie sinergia;
7. Afine o instrumento.

Refletiremos sobre o 7º hábito. Chegamos praticamente ao final de mais um ano letivo no colégio, e precisamos nos preparar para aproveitar o período de férias escolares. Durante as aulas no Colégio Anglo Morumbi que envolvem esse hábito, os alunos demonstram formas saudáveis de expressar suas necessidades, desejos e sentimentos; desenvolvem as competências intrapessoais de autoconfiança e autodisciplina; conhecem as características de um bom amigo e membro de família responsável; reconhecem a relação entre comportamento pessoal e bem-estar individual sendo incentivados a viver uma vida saudável.

Em nossa rotina, muitas vezes, não é possível praticar ou vivenciar todo esse aprendizado com a família, e o período de férias escolares não é o único momento, mas é o momento mais indicado para praticar essas aprendências. Mas afinal, qual a importância das férias escolares? Esse é o momento mais aguardado pelos alunos. Eles fazem planos de viajar, brincar, jogar videogame, dormir até tarde, passear no parque ou até mesmo ficar em casa sem fazer nada. Os alunos entram em estado de felicidade quando ouvem a palavra férias. Um estudo realizado pela Academia Norte Americana de Pediatria (AAP), mostrou que o período de férias escolares é de grande importância para o desenvolvimento dos adolescentes, tanto no ambiente escolar, quanto no convívio social. Através das brincadeiras, o adolescente absorve mais informações. As férias escolares ajudam o cérebro a formar conteúdo. O que fazer nas férias? É interessante que todos da casa, se possível, possam se programar para que as férias da escola sejam ainda mais divertidas. Esse é o momento para fazerem atividades juntos, passear, jogar bola, assistir a um filme e aproveitar cada momento, pois o tempo passa rápido e o adolescente que um dia se tornará um adulto, sempre se lembrará desses momentos especiais vividos em família.