Adaptação escolar 2023

01 de Fevereiro, 2023

    A escola é um lugar de grande importância para as crianças na infância. É onde elas aprendem não só conhecimentos acadêmicos, mas também valores, hábitos e outras habilidades necessárias para se tornarem adultos saudáveis. Portanto, é importante que as crianças sintam-se seguras e tranquilas quando estão na escola. No entanto, é comum que as crianças sintam medo e ansiedade quando começam a frequentar o ambiente escolar. Esta é uma reação normal, pois elas estão se separando de seus pais pela primeira vez, ou após um longo período de férias juntos, e podem se sentir desconfortáveis com as mudanças e novos desafios.

    Para ajudá-las a lidar com esse sentimento de ansiedade, é importante que os pais e professores forneçam um ambiente seguro e estruturado dentro da escola. Isso significa fornecer muito suporte, desenvolver relações de confiança com os alunos e incentivar a construção de uma comunidade escolar.

    Os pais podem incentivar o comportamento positivo e a participação nas atividades escolares, e os professores podem ajudar as crianças a entenderem as expectativas e os padrões de comportamento esperados na escola.

    O colégio Anglo Morumbi tem sempre a preocupação em receber a equipe no início de cada semestre de maneira diferente e bem animada. Assim, já iniciamos com a energia lá em cima para que o semestre já comece leve e bem feliz! Além de fazermos um acolhimento inicial com a equipe de professores, elaboramos uma semana recheada de formações com workshops e palestras com temas diferenciados, que envolvem a atualidade e trazem reflexões fundamentais para o corpo docente. Nos preocupamos também em envolver dinâmicas e palestras que trazem temas relacionados ao desenvolvimento socioemocional, habilitando, dessa forma, o professor para receber seu aluno de maneira mais preparada e acolhedora.

    Assim, com o mesmo carinho e acolhimento que o professor recebeu em seu retorno, ele retribuirá aos seus alunos.

    Sabemos sempre que a adaptação está mais relacionada à maneira como a família encara essa vinda da criança à escola… Já presenciei mães chorando, porque o filho entrou para escola sem dar tchau, ou sem sentir certo "pesar" ao entrar na escola, conforme ela esperava. Mas, preparada para essas situações, a escola tem alguns protocolos para que a família também se sinta acolhida e segura, transmitindo essa sensação para os filhos.

    Este é um período muito importante em que os pais devem ter segurança e confiança na escola, para que isso seja passado para o(a) filho(a) e para que a adaptação à nova rotina, ao novo ambiente, aos novos amigos e às professoras ocorra de maneira tranquila. Sugerimos que os pais tragam as crianças pelas mãos e não no colo. Quanto antes a família se sentir segura e deixar a criança na escola, sem a presença dos pais, melhor e mais rápida será sua adaptação ao novo ambiente.

    Apesar dessa orientação, a escola deve sempre manter-se de portas abertas e deixar os pais à vontade para permanecer no ambiente escolar o tempo que eles acharem necessário; às vezes, algumas famílias precisam de mais tempo que outras. Já presenciei mães passarem semanas sentadas na recepção do colégio, até que elas se sentissem seguras para seguir com a sua rotina, mas sempre na promessa de que, em qualquer contratempo, a escola entrará em contato imediato.

    O mais importante é que as crianças saibam que estão em um ambiente seguro, onde elas podem expressar suas opiniões e sentimentos. Além disso, é fundamental que os pais e professores trabalhem em conjunto para ajudar as crianças a se adaptarem à escola de forma tranquila e prazerosa.


    Dani Prado é coordenadora pedagógica da educação infantil e 1ºs anos do colégio Anglo Morumbi