Abordagem CLIL: conheça seus benefícios para a educação na primeira infância

04 de Maio, 2023

Existem diversas formas para se aprender a falar uma segunda língua. Pelo modelo
tradicional de ensino de línguas, o inglês e outros idiomas são ensinados como uma disciplina avulsa, não integrada às outras disciplinas da grade curricular das escolas, como Ciências ou História. É por isso, inclusive, que alguns pais optam por matricular seus filhos em escolas especializadas no ensino de idiomas para realizar cursos no contraturno escolar. Mas uma nova abordagem de ensino está modificando a forma de ensinar um segundo idioma: ela se chama CLIL, sigla em inglês para Content and Language Integrated Learning, ou, em tradução livre: "Ensino-Aprendizagem Integrado de Língua e Conteúdo". Com esse modelo inovador, o Anglo Morumbi oferece aulas de outras disciplinas ministradas em inglês desde a educação infantil.

Graças à parceria mantida com a Cultura Inglesa, renomada instituição de ensino de inglês, a escola no Morumbi oferece aos seus alunos a oportunidade de terem aulas em inglês - e não de inglês. Ao integrar o aprendizado do segundo idioma às outras disciplinas, o colégio oferece um duplo benefício para seus alunos: além de aprenderem a dominar o inglês para falar sobre os mais variados assuntos, eles formam seus conhecimentos em cima de outras disciplinas da escola. Assim, com uma formação bilíngue de qualidade, o Anglo Morumbi prepara seus alunos para os desafios do futuro. Além disso, por meio da Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa, os alunos da educação infantil, anos iniciais e sexto ano do colégio também ampliam seu repertório cultural e desenvolvem diferentes habilidades por meio de vivências culturais baseadas na mesma metodologia. Dessa forma, é possível tornar o processo de aprendizagem mais natural e significativo para os alunos, os deixando mais seguros para se expressarem e exercerem seu protagonismo interagindo na língua inglesa, que é tão importante em um mundo cada vez mais globalizado.