A importância de incentivar a leitura em tempos de pandemia

13 de Maio, 2021

Além de ser uma forma de explorar a criatividade e a fantasia da criança sem sair de casa, ler em família também alivia o estresse e nos deixa mais felizes!
Com o avanço da doença e o aumento significativo do número de casos de covid-19, se faz necessário cada vez mais o distanciamento social.
A mudança da rotina da casa, dos filhos, do trabalho, a suspensão de aulas presenciais e o convívio social fizeram com que as famílias tivessem que se reinventar.
Mudança de hábitos e novos costumes foram implementados no âmbito familiar. Este período está dando a oportunidade para muitas pessoas começarem a ampliar as atividades realizadas dentro de casa. Estimular o cérebro com o hábito da leitura é um dos prazeres adquiridos nesta pandemia.
A leitura contribui no desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças e está presente em todos os âmbitos de nossa sociedade. Sabemos que o desenvolvimento da criança não se dá apenas na Escola. Também é de responsabilidade das famílias incentivar a leitura das crianças. Os momentos em família e as experiências que ela constrói fora da Escola são repertórios essenciais para o aprendizado escolar.

Seguem algumas propostas de estimular o hábito da leitura:

1- Dar o exemplo - É importante que os pais leiam livros para seus filhos, mesmo enquanto bebês. Esse ato estimula a criatividade, o conhecimento e faz a criança aumentar seu repertório linguístico. A leitura do adulto também é um ótimo estímulo, já que os pais são modelos para seus filhos.

2- Ler em família - proporcionar na semana um dia de leitura coletiva, cada um lendo e interpretando parte da história. Dedicar tempo para criar essa conexão e aproximação familiar, além de fazer as crianças se sentirem mais acarinhadas e protegidas, é capaz de despertar o gosto pela leitura para o resto da vida.

3- Cantinho da leitura - Ter um cantinho da leitura em casa, com opções de livros apropriadas à faixa etária e de fácil acesso, é uma boa forma de despertar seu interesse.

4- Explore o livro do início ao fim - antes de começar a leitura, experimente discutir sobre a capa e título do livro. Incentive a imaginação da criança.

5- Dê vida aos personagens - deixe sua veia cênica aflorar e faça encenações com as vozes diferentes para cada personagem. Isso ajuda a incentivar a leitura não a deixando ficar monótona!

6- Incentivar a leitura de livros paradidáticos na fase escolar- incentivar a leitura, a responsabilidade e o comprometimento com prazo de leitura.

Telma Souza - Coordenadora Pedagógica no Colégio Anglo Morumbi